Após 24 dias de estiagem, chuva chega fraca em 5 municípios de MS

11/09/2017 15:29 Brasil
Chuva registrada em Maracaju na tarde desta segunda-feira (11). (Foto: Campo Grande News)
Chuva registrada em Maracaju na tarde desta segunda-feira (11). (Foto: Campo Grande News)

Depois de 24 dias de estiagem, finalmente choveu em Mato Grosso do Sul na manhã e tarde desta segunda-feira (24). A chuva foi registrada nos municípios de Jardim, Bonito, Bela Vista, Ponta Porã e Maracaju, uma chuva rala e tão rápida que nem deu “pro cheiro”.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, a última chuva no Estado havia ocorrido no dia 18 de agosto. “Ao contrário da chuva do mês anterior, dessa vez, ela foi muito fraca e não significa o fim da estiagem. Tudo indica que a estação vai acabar com tempo bastante seco", disse.

Choveu 18 mm (milímetros) em Bela Vista e 9,2 mm em Maracaju, onde foi registrado granizo. Na cidade, os ventos chegaram a 27 quilômetros por hora, conforme dados do Cemadem (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Nos outros municípios choveu, no máximo, 1 mm. Somente a partir de 5 mm é que realmente qualidade do ar pode melhorar, explica Natálio.

Esse período do inverno é bastante seco e não há nada de atípico, por enquanto, segundo o especialista. Não há previsão de chuva para os próximos dias.

Essa “chuva” - entre aspas mesmo - foi isolada e causada por um sistema de baixa pressão que atua no Paraguai, e forma frentes frias. Essas linhas de instablidade amenizam um pouco o clima em alguns pontos da divisa com o país vizinho.

Mas, nesta terça-feira (12), a baixa umidade relativa do ar, com valores de 20% em média, volta a predominar.

Confira, no vídeo, momentos em que a chuva de granizo passou por Maracaju nesta tarde.

Fonte: Do Campo Grande News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.