Barragens de resíduos minerais em Corumbá vão ser fiscalizadas pelo Imasul

24/11/2015 09:43 Brasil
Equipe de fiscalização será multidisciplinar..
Equipe de fiscalização será multidisciplinar..

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), vai realizar no dia 07 de dezembro uma ação fiscalizadora de precaução nas barragens que armazenam resíduos minerais localizadas no Maciço do Urucum, em Corumbá. A determinação é do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck.

"É uma forma de tranquilizar a população do perímetro urbano da região, resguardar o Bioma Pantanal e nos antecipar a eventuais medidas que necessitem ser tomadas sobre o assunto. Estamos utilizando do princípio da precaução para nos municiar de ferramentas que possam nos distanciar do risco de algo como o que ocorreu em Mariana (MG). Já entramos em contato com as empresas que atuam no Maciço do Urucum e região para realizar essa fiscalização, que será coordenada pelo Imasul”, informou o secretário.

A equipe de fiscalização que vai vistoriar as barragens de resíduos minerais em Corumbá será multidisciplinar e vai envolver técnicos e fiscais do Imasul, além de engenheiros civis, geólogos e profissionais de outros órgãos e entidades. “Será um trabalho de parceria e de caráter técnico, por meio dele teremos instrumentos para analisar a real situação dessas barragens”, disse o diretor de Licenciamento do Imasul, Ricardo Eboli, que vai coordenar a equipe multidisciplinar.

Segundo Eboli, o licenciamento ambiental de instalação e operação das barragens de resíduos minerais localizadas no Maciço do Urucum são de responsabilidade do Ibama e a concessão da extração do minério, dada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão vinculado ao Ministério das Minas e Energia.

Em nota, a Vale, que controla a extração de minério em Corumbá, disse que "fez uma verificação detalhada das condições estruturais de suas barragens e que nenhuma alteração foi detectada nas inspeções realizadas”. Com informações do site Notícias MS.

 

Fonte: Diário Corumbaense

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.