Empresas têm até hoje para pagar a primeira parcela do 13º salário

30/11/2017 08:38 Brasil

Termina nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários a primeira parcela do 13º salário. Já a segunda precisa ser liberada até o dia 20 de dezembro, segundo a legislação. Vale lembrar que os profissionais que pediram o adiantamento do 13º nas férias não têm direito a essa primeira parte, pois já receberam anteriormente.

Em caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou percentagens, o 13º salário deve ser calculado a partir da média anual de salários. Cabe ao empregador a decisão de pagar o benefício em uma ou duas parcelas.

O adiantamento correponde à metade da remuneração do mês anterior ao mês de recebimento e não sofre descontos. A segunda parcela é calculada de acordo com o salário bruto do mês de dezembro, descontados: o INSS, o Imposto de Renda (IR) e o adiantamento da primeira parcela.

Veja dicas para aproveitar melhor

  • Priorize o pagamento de dívidas em atraso. Se estiver usando o cheque especial ou o rotativo do cartão de crédito aproveite para quitar essas dividas.
  • Reserve parte do dinheiro para os gastos típicos do começo de ano, como IPVA, IPTU, matrícula escolar. Priorize as contas que dão desconto para pagamento à vista.
  • Organize seu orçamento entre despesas fixas e extras.
  • Compre com consciência.
  • Poupe parte da sua renda para os imprevistos do próximo ano.

Fonte: Do Extra

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.