Fogo atinge canavial em Dourados e bombeiros são acionados (assista)

11/08/2017 20:08 Brasil
Chamas se alastram por canavial às margens da Perimetral Norte em Dourados (Foto: Sidnei Bronka/94FM)
Chamas se alastram por canavial às margens da Perimetral Norte em Dourados (Foto: Sidnei Bronka/94FM)

Equipes do 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Dourados seguem desde quinta-feira (10) em ação para combater focos de incêndios em vegetação seca. Nesta tarde de sexta-feira (11) a situação piorou porque as chamas atingiram um canavial próximo ao alojamento de funcionários da Usina São Fernando.

A fumaça provocada pelo fogo já prejudica a visibilidade de quem trafega pela Perimetral Norte na região próxima de onde houve outro incêndio ontem. Desta vez, labaredas são vistas na outra margem da pista.

Assim como ocorreu ontem, os bombeiros contam com ajuda de equipes da Defesa Civil do município e da brigada anti-incêndio da usina. Vídeo obtido pela 94FM mostra que a situação ainda não foi controlada. Assista:

Tempo seco
Depois do julho mais seco desde 1988, sem qualquer registro de chuva, Dourados acumula apenas 1.4 milímetro de índice pluviométrico até esta sexta-feira, decorrente de uma garoa ocorrida no dia 2 de agosto.

De acordo com o Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a temperatura está em 34.5ºC nesta tarde, com umidade relativa do ar em apenas 22%, índice considerado de atenção.
"Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele. Neste site se utiliza o critério da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar os riscos à saúde humana de baixos índices de umidade do ar", descreve.

Somente a partir de sábado (12) a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul deve voltar a registrar chuva, conforme previsões climáticas disponibilizadas pelo Portal Climatempo.

Fonte: Da 94 FM Dourados

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.