Imposto em presente para os pais pode chegar a 80% do preço pago

11/08/2017 15:22 Brasil
Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo, dia 13. (Foto: João Paulo/Campo Grande News)
Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo, dia 13. (Foto: João Paulo/Campo Grande News)

O Dia dos Pais está chegando e com ele a compra de presentes. Para conscientizar sobre a quantia de imposto paga em cada item, o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) fez um levantamento com os produtos mais vendidos na época.

Bebidas alcoólicas, perfumes e eletrônicos estão no topo da lista dos itens mais tributados, com até 80% de imposto em cada produto. Mas a média é de 45,6% nos mais vendidos para o Dia dos Pais.

De acordo com João Eloi Olenike, presidente do IBPT, os principais presentes escolhidos para a ocasião são considerados supérfluos pelos órgãos arrecadadores, o que se reflete em uma elevada tributação e acaba restringindo as compras do brasileiro.

Para ele, “devido ao processo de industrialização, esses itens possuem uma alta incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que faz com que a compra do presente pese ainda mais no bolso do contribuinte”.

Confira, abaixo, a lista de produtos para a data com maior tributação:

Quantia de imposto em cada item do Dia dos Pais
Aparelho MP3 ou iPOD - 49,45%
Barbeador elétrico - 48,11%
DVD automotivo - 46,63%
Bola de futebol - 46,49%
Câmera fotográfica - 44,75%
Óculos de sol - 44,18%
Telefone celular - 39,80%
Calça Jeans - 38,53%
Sapatos - 36,17%
Gravata - 35,48%
Camisa - 34,67%
Almoço em restaurante - 32,31%

Fonte: Do Campo Grande News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.