No dia 20 de novembro é comemorado o dia da consciência negra

20/11/2017 16:27 Brasil

O dia 20 de novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu em 1965 lutando pela liberdade do seu povo no Brasil.

Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594.

Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.

Em 2011, a presidente Dilma Roussef sancionou a lei 12.519/2011, que criou a data, mas que não obriga que ela seja feriado. Isso significa que ser feriado ou não vai variar de cidade para cidade.

Em Itaporã, o Dia da Consciência Negra tornou-se feriado municipal em 2009, através da lei L Nº 2078/2009.

A data é feriado em mais de 800 cidades brasileiras, entre elas as sul-mato-grossense Corumbá, Ladário e Jaraguari, além de Itaporã.

Feriado ou não, a data oportuniza a reflexão sobre as desigualdades, que ainda persistem no Brasil, depois de 129 anos da abolição da escravidão. As diferenças, nem sempre notadas, tornam os negros tão zumbis – palavra que significa “fantasma” – quanto o maior líder dos Palmares.

KITUALA
Em Itaporã, a data é comemorada pela Associação do Movimento Negro Kituala, criada em 2007. Os principais objetivos do Movimento Kituala é combater o preconceito e a discriminação racial (racismo); resgatar e divulgar a participação dos afrodescendentes na construção da nação brasileira; debater as questões de interesse e fomentar a justa Inserção social dos afro-brasileiros; aumentar a autoestima e otimizar a imagem do Cidadão Negro junto à sociedade Itaporanense.

Fonte: Do iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.