Piloto do avião, que fez pouso forçado com família de Huck, comenta detalhes do fato

25/05/2015 12:26 Brasil
Avião com Angélica e Luciano Huck faz pouso forçado em MS; piloto diz que foi pane de combustível.. Alysson Maruyama/TV Morena
Avião com Angélica e Luciano Huck faz pouso forçado em MS; piloto diz que foi pane de combustível.. Alysson Maruyama/TV Morena

"Houve choros e gritos, mas nós não podemos perder o foco”, disse por telefone ao G1 o piloto Osmar Frattini, de 52 anos, nesta segunda-feira (25). Um dia após o acidente, ele relembra os momentos em que houve a necessidade de realizar um pouso forçado na aeronave onde estavam o casal de apresentadores Angélica e Luciano Huck, os três filhos deles, duas babás e o copiloto. "Todos foram socorridos e passam bem", comentou.

Faltando apenas 10 dos 25 minutos calculados para completar o trajeto de Miranda (MS) a Campo Grande, ele conta que um alarme de emergência apontou uma falha no filtro de combustível. Foi então que ele e o copiloto se organizaram para evitar ao máximo qualquer risco de explosão e capotagem em uma 'região ondulada', conforme Frattini.

“Houve uma pane no motor esquerdo e imediatamente acionei a bomba auxiliar. O motor continuou sem potência e então acionei o motor direito, ainda sem resposta. Foi o momento em que o copiloto absorveu tudo o que estava acontecendo com muita tranquilidade e isso amenizou muito a situação”, afirmou o piloto.

Assim que encontraram um local, eles iniciaram as coordenadas. "Nós já tínhamos 4,3 mil pés a partir da pane e quando já estávamos a 450 metros de altura sabíamos da possibilidade da aeronave ir ao chão, por conta da pane, peso e tudo mais", comentou.

Na ocasião, ele diz que os tripulantes foram informados de que deveriam tirar os óculos e colocar o cinto de segurança. "Quando perdeu a potência do motor esquerdo, o Luciano Huck, que entende de aviação, já chegou e falou para mim: 'comandante, nós estamos monomotor?" e eu falei 'sim, luciano, estou com uma pane de motor, é no combustível, uma parte do combustível", relembrou.

E ele perguntou: 'e as alternativas, quais são as possibilidades?'. E eu falei: 'olha, Luciano, as possibilidades que eu tinha já ficaram para trás, eu vou tentar mais pra frente", disse.

Quando o pouso teve início, Frattini ressaltou que teve preocupação com possíveis objetos cortantes. "É uma família inteira que estava a bordo. Além disso são pessoas famosas, que dão alegria para as pessoas. Parece até que já fazem parte da gente", garantiu ao G1 o piloto.

Baixa altura
A 200 metros do chão, quando localizou a fazenda, houve a descida. "Enfrentamos outros problemas, porque encontrei um lote de gado a 5 metros do chão e ainda uma curva de nível, por isso houve um momento em que a aeronave fez uma curva de 90°". disse.

Após o pouso, o piloto comentou que todos saíram andando. "Angélica, Luciano e as crianças sairam andando. Uma das babás teve um corte na boca e o copiloto ao sair reclamou da falta de ar. Foi inclusive o momento em que fiquei preocupado dele ter perfurado o pulmão, mas graças a Deus não foi nada grave", comentou.

O socorro então foi acionado e, conforme Frattini, chegou 30 minutos após o chamado. As vítimas foram levadas para a Santa Casa, com exceção do copiloto, que recebeu os primeiros atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Universitário. "Todos os tripulantes já haviam sido transportados por veículos particulares. E o Corpo de Bombeiros e o resgate aéreo chegou meia hora depois. Mas ninguém em estado grave, todos bem graças a Deus", ressaltou.

Novos voos
Com relação ao futuro, o piloto diz que ainda não sabe a postura da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o ocorrido. "Meus documentos de piloto foram recolhidos e é algo de praxe, bem como passar por uma série de exames para continuar com a carteira de piloto. Mas espero passar pelo médico logo e já estar apto a voar, pois é desanimador essa lei que nos sacrifica tanto. Eu sou o único que trabalho na minha casa, pago aluguel, este é o meu ganha pão", falou.

Trauma
Com 31 anos de experiência e ciente da atitude correta, o piloto falou que a sua felicidade é saber que todos saíram bem. "Nunca havia sofrido um acidente. Mas após 24 horas estou muito tranquilo, embora tenha dormido muito pouco. Minha felicidade é ver o Luciano, esposa, filhos e todos os outros bem. As crianças tem todo um futuro pela frente e com o tempo esse susto vai se acabar", finalizou.

Tudo sobre o ocorrido:
Avião que fez pouso forçado levava Luciano Huck, Angélica e filhos
Governador acompanha atendimento médico a Luciano e Angélica na Santa Casa
Luciano e Angélica aguardam resultado de exames; há suspeita de fraturas
Piloto que salvou família de Huck e Angélica não consegue atendimento em hospital
Luciano Huck e Angélica são atendidos pelo SUS e estão com suspeita de fratura
Huck e Angélica deixam Santa Casa em macas e levados para São Paulo
Depois de espera de três horas piloto é transferido para hospital e fala do acidente
Piloto evitou uma catástrofe, diz sócio da empresa de táxi aéreo
Hospital que atendeu Angélica negou leitos para pacientes trazidos pelo SAMU
Angélica e Luciano Huck falam pela primeira vez após acidente aéreo
Piloto do avião, que fez pouso forçado com família de Huck, comenta detalhes do fato

 

Fonte: Graziela Rezende, do G1 MS

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.