Quase 60% dos municípios de MS têm vocação turística, mostra estudo

16/09/2017 00:38 Brasil
Cachoeira de Bodoquena; município está no Mapa do Turismo (Foto: Arquivo)
Cachoeira de Bodoquena; município está no Mapa do Turismo (Foto: Arquivo)

Quase 60% dos municípios de Mato Grisso do Sul têm vocação turísticas. Foram incluídas quatro cidades, totalizando 47, no Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Mtur (Ministério do Turismo). Essas localidades estão distribuídas em nove regiões.

Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.

De acordo com o novo mapa, 17 municípios de Mato Grosso do Sul estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Como exemplo, temos destinos como Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados e Ponta Porã.

De acordo com o MTur, o crescimento resulta da maior conscientização dos prefeitos e governadores quanto a necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.

“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo.

Plano – A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país.

De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTUR e órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.

Configura as regiões e municípios de Mato Grosso do Sul incluídos no Mapa:

Sete Caminhos da Natureza/Cone Sul
Eldorado
Iguatemi
Itaquiraí
Japorã
Naviraí

Bonito/Serra da Bodoquena
Bela Vista
Bodoquena
Bonito
Jardim
Nioaque
Porto Murtinho

Caminho dos Ipês
Campo Grande
Corguinho
Dois Irmãos do Buriti
Jaraguari
Ribas do Rio Pardo
Rio Negro
Sidrolândia

Costa Leste
Aparecida do Taboado
Bataguassu
Três Lagoas

Grande Dourados
Dourados
Fátima do Sul
Glória de Dourados
Ponta Porã
Vicentina

Pantanal
Aquidauana
Corumbá
Ladário
Miranda

Rota Norte
Alcinópolis
Coxim
Figueirão
Paraíso das Águas
Rio Verde de Mato Grosso
São Gabriel do Oeste
Sonora

Vale das Águas
Batayporã
Ivinhema
Jateí
Nova Andradina
Novo Horizonte do Sul
Taquarussu

Vale do Aporé
Cassilândia
Inocência
Paranaíba

Fonte: Do Campo Grande News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.