17/07/2015 11h52

Depois de anos em crise Usina São Fernando é vendida

Foto por Doulglas Gama

A Usina São Fernando de Dourados foi vendida esta semana para o grupo Ipiranga da região de Ribeirão Preto, São Paulo. A informação é de uma fonte que pediu para não ser identificada. Os novos donos adquiriram a empresa assumindo tanto o ativo quanto o passivo, isso quer dizer que além dos bens imóveis o grupo fica responsável também pelas dívidas que a indústria deixou.

Desde 2013 a Usina São Fernando enfrenta crise financeira. No dia 13 de abril daquele ano a indústria entrou em recuperação judicial. A decisão foi do juiz Jonas Hass da Silva Júnior, da 5ª Vara Cível de Dourados, que considerou a empresa sem capacidade em honrar com os compromissos. Na época a São Fernando devia R$ 1.246.755.441,39.

Em 2014 produtores rurais de Dourados e Laguna Carapã denunciaram que estariam enfrentando dificuldades para receber dinheiro da usina decorrente de arrendamentos. Neste mesmo ano um grupo econômico de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos comprou 49% da Usina São Fernando. O valor investido, seria de R$ 2 bilhões.

Em fevereiro de 2015 a usina teve documentos vasculhados pela Polícia Federal e meses depois teve os bens apreendido e devolvidos após recurso impetrado pelo jurídico da empresa.

A FM Cidade 101 tentou contato por diversos telefones com a Usina São Fernando mas nenhuma ligação foi atendida. Em breve mais detalhes sobre o caso.

 

Miriam Névola, da FM Cidade 101

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.