Mesmo com pressão do sindicato, secretária acredita que não haverá greve

29/10/2014 13:00 Educação
Secretária municipal de educação, Marinisa Misoguchi acredita que a mobilização não deve acontecer (Foto: Arquivo Dourados News/ Ademir Almeida).
Secretária municipal de educação, Marinisa Misoguchi acredita que a mobilização não deve acontecer (Foto: Arquivo Dourados News/ Ademir Almeida).

Apesar da pressão do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) que anunciou a possibilidade de retomada da greve dos educadores a partir do dia 4 de novembro, a secretaria de educação de Dourados, Marinisa Misoguchi, acredita que a mobilização não deve acontecer.

Ao Dourados News, a titular da pasta disse que tem conversado com educadores e não crê na possibilidade de uma reunião envolvendo o sindicato e o prefeito Murilo Zauith (PSB), como é pedido por eles.

“Estávamos em contato com os educadores, conversando sobre as possibilidades, porém agora que a greve já foi anunciada, não deve haver audiência. Pelo que tenho conversado com alguns profissionais, não sinto que vão aderir ao movimento, nessa altura isto seria muito prejudicial aos alunos e as famílias”, destacou Marinisa.

A secretária afirmou que no momento o município não tem condições de atender as solicitações dos educadores.

“Não existe possibilidade dessa dobra de salário que o Simted exige. Temos que trabalhar com números e o município não tem condições hoje de fazer isso sem um aporte de recurso federal. Não temos nenhuma data prevista para receber esse dinheiro. Temos uma folha que hoje é de R$ 11 milhões e nossa receita é de R$ 7 milhões. O município banca isso com 34% de recursos próprios. Não podemos atropelar as coisas e aprovar algo que não temos condições de sustentar sozinhos”, enfatizou.

No dia 1º de agosto, após reunião promovida na Câmara Municipal com a presença de representantes do Simted e também da secretária, colocou fim à greve que durou aproximadamente duas semanas. A medida acabou num pedido de prazo até o dia 15 de outubro para a tentativa de cumprimento das exigências.

Após o fim do prazo, o Simted, em assembleia, anunciou a decisão da greve durante encontro realizado no dia 22 de outubro e no dia seguinte (23), protocolou junto ao governo municipal um pedido de audiência com o prefeito.

Segundo os educadores, as reivindicações são para piso salarial de 20 horas e inclusão dos servidores administrativos no PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações).

A secretária afirma que o município está cumprindo a lei para com os educadores. “Estamos em dia com as obrigações com os professores, cumprimos o piso de 40h e o piso praticado no município está dentro do padrão, tudo conforme a lei”, destacou.

 

Fonte: Gizele Almeida/Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.