UFGD diz que vai instalar posto de primeiros socorros após pressão acadêmica

21/08/2014 09:47 Educação
Acadêmicos protestaram fixando cruzes e exibindo cartazes contra o que classificam como descaso com a saúde dos estudantes e servidores da UFGD.
Acadêmicos protestaram fixando cruzes e exibindo cartazes contra o que classificam como descaso com a saúde dos estudantes e servidores da UFGD.

Um dia após morte em sala de aula do estudante de Ciências Sociais Anacleto Tamporoski, de 60 anos, vítima de um aparente infarto fulminante, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) informou que atenderá, provisoriamente, uma solicitação feita há mais de um ano pelos acadêmicos da instituição. Um Posto de Primeiros Socorros será ativado no campus nos próximos 10 dias e deverá funcionar até o fim do ano, quando é planejada a inauguração de uma estrutura definitiva.

Essa informação foi divulgada pela UFGD através de nota no fim da manhã desta quarta-feira (20), após uma manifestação encampada por acadêmicos. Estudantes de diversos cursos fixaram dezenas de cruzes no gramado entre os blocos. No fim da noite de terça-feira (19), o médico Julio Croda, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, também já havia reiterado reivindicações por um serviço de urgência e emergência no campus.

Segundo a UFGD, a implantação de um Posto de Primeiros Socorros é uma das principais prioridades no PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional. “As ações, em parceria com o Hospital Universitário, para destinação de seis enfermeiros/técnicos de enfermagem que atuarão no Posto já estão adiantadas, aguardando a conclusão das obras do Centro de Convivência, onde o serviço será instalado em definitivo até o final deste ano”, informou a instituição.

Apesar do planejamento alegado, somente a tragédia de ontem e a pressão dos acadêmicos provocou alguma reação da Reitoria. “Em virtude do diálogo com representantes de docentes, técnicos administrativos e de estudantes de graduação e pós-graduação, sensibilizados com os fatos ocorridos esta semana e a urgência imediata do serviço, a Administração Central da Universidade decidiu implantar imediatamente o Posto de Primeiros Socorros, em espaço provisório, com início de funcionamento para os próximos dez dias”, declarou a instituição na nota.

Fonte: 94FM

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.