'Não teve malícia', diz assistente sobre comentário de técnico no Catarinense

11/04/2014 11:00 Esporte
Celso Teixeira e Maíra Labes: polêmica após expulsão (Foto: Divulgação).
Celso Teixeira e Maíra Labes: polêmica após expulsão (Foto: Divulgação).

São quase nove anos de carreira, e a auxiliar de arbitragem Maira Americano Labes sempre tem um objetivo ao entrar campo, seja em jogos amadores ou profissionais em Santa Catarina: mostrar que a mulher entende e tem competência e capacidade para trabalhar numa partida de futebol. Segundo ela, o caminho está sendo atingido pouco a pouco. Mas no último fim de semana, no duelo entre Juventus e Chapecoense pela nona rodada do hexagonal do Campeonato Catarinense, ela acabou surpreendida com um comentário que não deveria fazer parte do ambiente de trabalho.

A personal trainer de 25 anos, moradora de Itajaí, ouviu do técnico do Moleque Travesso, Celso Teixeira, expulso pelo árbitro Paulo Henrique de Godoy Bezerra aos 16 minutos do segundo tempo, o recado.

– Vou sair, sua gostosa – disse o treinador, que depois se defendeu e revelou ter levado um puxão de orelha do próprio filho.

O comentário foi relatado em súmula, e a catarinense diz que é normal. Tanto que preferiu minimizar.

– Na hora eu ouvi, mas nem dei bola. O jogo estava um pouco tumultuado, e eu, focada. Só depois, junto com toda a arbitragem, o quarto árbitro (Clodoaldo Jusviack), que também ouviu, relatou para o Bezerra. Expliquei como aconteceu, e o fato foi para a súmula. Simples, como tudo o que ocorre em campo. Não vi como uma forma desrespeitosa em relação à mulher. Respeito o trabalho do treinador, é igual ao meu, todos são capacitados. Ele falou no impulso, e não vejo como malícia. Acredito que é uma boa pessoa – disse Maíra ao GloboEsporte.com/sc.

Bonita, loira e em forma, a personal trainer sabe que o corpo chama a atenção, principalmente nos estádios, reduto em maioria de torcedores masculinos. Mas diz que dentro de campo sempre houve respeito. Apaixonada por futebol desde pequena, Maira sonha agora com a vaga no quadro de árbitros da CBF. Atualmente, a catarinense apita apenas jogos femininos, mas espera em breve apitar partidas das Séries A e B.

– A mulher em campo é um instrumento diferente, não é muito comum, tem jogo que só trabalham homens. Temos que cuidar do corpo, e isso com certeza chama atenção, ainda mais no estádio. Mas a beleza deveria passar despercebida – diz ela, que acredita estar trilhando o rumo para alcançar seus objetivos. – Amo o meu trabalho. Gostaria de chegar a essa igualdade com os homens, estar em campo por merecimento. E nós estamos no caminho certo, as mulheres estão crescendo no estadual e fazendo um belo trabalho. Só tenho a agradecer o incentivo que temos para tudo isso.

Apesar da repercussão nas redes sociais, Maira leva numa boa o ocorrido em Jaraguá do Sul. Para ela, Celso se expressou num momento em que estava alterado, em decorrência da expulsão. E volta a dizer que não entendeu a frase com conotação sexual.

– Cada um encara uma coisa dessas de uma forma. Queremos é cumprir o nosso trabalho, esse é o nosso desejo. Sermos reconhecidas pelo nosso trabalho. Todas as mulheres querem ser respeitadas – finalizou.

Fonte: Globo Esporte

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.