Após protesto na MS-156, Missão Caiuás promete regularizar salários de servidores

17/01/2017 11:48 Itaporã
A manifestação deve durar o dia todo- Foto: Joandra Alves
A manifestação deve durar o dia todo- Foto: Joandra Alves

Após uma manifestação realizada por servidores da Missão Caiuás, na MS-156, rodovia que liga Dourados a Itaporã, devido ao atraso no pagamento de salários, representante da missão alega que os valores devem ser regularizados até o fim de semana. As informações são do secretário executivo Benjamim Bernarde, a reportagem do Dourados News.

"Pagamos em duas parcelas, uma foi repassada aos servidores e a outra está atrasada, mas a previsão é que regularize até o final da semana", explicou Benjamim.

A manifestação teve início na manhã desta terça-feira (17), na MS-156, rodovia que liga Dourados a Itaporã, na rotatória com acesso as duas aldeias de Dourados a Bororó e Jaguapiru.

Na ocasião apenas os funcionários realizam a manifestação que deve acontecer durante todo o dia. Os manifestantes bloqueiam a via por 10 minutos, em seguida liberam 10 minutos.

Segundo informações da auxiliar de farmácia, Gabriela Gomes Blans, a paralisação é pacifica e tem por finalidade chamar a atenção dos responsáveis, para que os valores sejam pagos em dia e também passar para a população as dificuldades enfrentadas por eles. Segundo ela, o pagamento acontece em duas parcelas sendo a metade até o quinto dia útil do mês e a outra, dias após.

"Nossa manifestação é pacífica, pois não aguentamos mais esse atraso, sempre pagam a metade até o quinto dia útil e a outra sempre atrasa. É complicado, pois não se paga meia conta de água, luz entre outras. O atraso causa transtorno para os trabalhadores", comentou.

Mesmo com a manifestação, segundo Gabriela, não foram paralisados os atendimentos no Hospital da Missão, no entanto se não normalizar pode ser que ela aconteça.

"Os atendimentos estão feitos normal, mas se não for resolvido o atraso, possa ser que uma paralização aconteça. Os atrasos acontecem desde maio de 2016", contou a jovem.

Missão
A Missão Caiuás, é responsável pela saúde indígena nas aldeias Jaguapiru e Bororo e está localizada dentro da Jaguapiru. Em contato com a Missão Caiuás, segundo informações de Benjamim, o atraso se deu por falta de recursos, por se tratar de uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, tem dificuldades em adquirir recursos.

"O atraso é por conta da falta de recursos e por ser uma entidade filantrópica, tem dificuldades de se manter sozinha. Mas a previsão é que até o fim de semana a situação se normalize e os valores sejam repassados", contou Bernardes.

Ele disse ainda que o caso havia sido repassado aos servidores.

Lideranças indígenas
Segundo o líder da Aldeia Jaguapiru, Silvio de Leão, a comunidade indígena não está participando da manifestação, segundo ele, foi feito um acordo entre a comunidade e os servidores para realizarem a manifestação na quinta-feira (19), caso não fosse regularizado o pagamento até a quarta-feira (18). "Foi feito um acordo com os servidores para eles aguardarem até quarta-feira (18), para que fosse regularizado a situação do pagamento, mas eles quebraram esse acordo, então não estamos apoiando, mas se não resolver até quarta, ai vamos apoiar o grupo", explicou o líder indígena.

 

Fonte: Por Joandra Alves, do Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.