Aproximadamente 300 indígenas bloqueiam com paus e faixas a MS-156

11/11/2015 09:43 Itaporã

Conforme adiantado pelo iFato na tarde desta terça-feira, indígenas da Aldeia Jaguapiru bloquearam a MS-156, entre Itaporã e Dourados, na manhã desta quarta-feira (11). O protesto é gerado pela votação da PEC 215.

A equipe do iFato compareceu ao local onde presenciou o início do bloqueio, que aconteceu por volta das 07h40, na rotatória central da aldeia, onde estavam presentes, aproximadamente 300 indígenas. O protesto tem previsão para ser somente nesta quarta-feira (11), com término às 17 horas.

No local, conversamos com várias lideranças indígenas que reforçaram as falas do cacique Vilmar Machado ao iFato no dia anterior.

A manifestação é contra a votação da PEC 215. A Aldeia Jaguapiru aproveita para reivindicar melhorias nas estradas locais.

Durante o início do bloqueio, os manifestantes falavam aos condutores que eles poderiam passar por dentro da Aldeia. Outra rota, mais conhecida, são as estradas pelo Panambi ou por Douradina.

Foi aproveitada a aglomeração de pessoas na rotatória para fazer o recadastramento de famílias beneficiadas pelas cestas básicas enviadas pelo Governo, e posterior entrega das mesmas.

Entenda a PEC 215
De autoria do ex-deputado Almir Sá, de Roraima, a proposta de emenda constitucional (PEC) 215 de 2000 é alvo de protesto de grupos indígenas. Isso porque a PEC 215 transfere a competência da União na demarcação das terras indígenas para o Congresso Nacional. A proposta também possibilita a revisão das terras já demarcadas. Outra mudança seria nos critérios e procedimentos para a demarcação destas áreas, que passariam a ser regulamentados por lei, e não por decreto com é atualmente.

A parcela de responsabilidade das prefeituras
O foco principal do protesto dos indígenas nesta quarta-feira (11) é a votação da PEC 215, em que eles são contra, assim como acontecerá no Brasil todo, mas segundo o próprio cacique relatou com exclusividade ao iFato, a manifestação também é por causa das conservações das estradas da Aldeia Jaguapiru.

“Foi determinado pelo Ministério Público Federal um prazo para que as duas prefeituras [de Itaporã e Dourados] recuperassem as estradas competentes a cada uma dentro da Aldeia, apareceu uma máquina que está só rapando a terra, e a de Itaporã nada fez até o momento”, cobra o cacique Vilmar Machado.

 

Fonte: Aislan Nonato, do iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.