Em homenagem à José Rico, jornal Progresso cita passagem do cantor por Itaporã

04/03/2015 14:56 Itaporã
José Rico tinha 68 anos de idade e formou dupla com Milionário. Eles ficaram conhecidos como “As Gargantas de Ouro do Brasil”.. Divulgação
José Rico tinha 68 anos de idade e formou dupla com Milionário. Eles ficaram conhecidos como “As Gargantas de Ouro do Brasil”.. Divulgação

O cantor José Rico, que formava dupla com Milionário, teve o seu caminho interrompido na “Estrada da Vida” (musica que lhe rendeu sucesso eterno), no início da tarde de ontem. O sertanejo José Rico tinha 68 anos de idade e estava internado no hospital Unimed, de Americana (SP), cidade onde morava. Segundo o boletim médico, ele sofreu insuficiência do miocárdio, seguida de parada cardíaca. E foi em Dourados que Zé Rico começou a sua história de sucesso graças ao apoio do também saudoso amigo Armando Perrupato. O próprio Zé Rico reconheceu isso recentemente quando participou do programa do Raul Gil, no SBT.

A dupla sertaneja Milionário & José Rico ficou conhecida nacionalmente como “As Gargantas de Ouro do Brasil”. Há mais de 40 anos nesta longa estrada da vida a dupla vendeu mais de 35 milhões de discos. José Alves dos Santos, mais conhecido como “Zé Rico”, chegou a Dourados no final dos anos 60. Cantava pelos bares. Trabalhou como pintor de paredes em Dourados e “em Itaporã como braçal em uma serraria no distrito de Montese. Foi quando morou na pensão do amigo 'João Só'”.

José Alves dos Santos, apesar de ter nascido em Pernambuco, foi criado em Terra Rica, no Paraná, desde os dois anos de idade, por isso adotou o nome de José Rico, em alusão à cidade onde viveu. O apelido, que foi inventado por um padre ainda na infância, foi registrado em cartório anos mais tarde. A dupla, que se formou no início dos anos 70, se chamava inicialmente Tubarão e José Rico. Foi no programa de calouros de Silvio Santos que a dupla passou a se chamar Milionário & José Rico. Após anos de sucesso e depois de 20 LPs lançados, a dupla anunciou a separação, que durou três anos. Após tentarem carreira solo, se uniram de novo.

“É com muita dor no coração e profunda tristeza que comunicamos o falecimento do nosso ídolo José Rico. Vamos rezar por este homem que tanta alegria nos deu. É impossível descrever nossa tristeza, estamos todos em estado de choque”, diz a nota oficial. De acordo com a Assesoria da dupla, havia uma gravação em São Paulo prevista para ontem, que mesmo após a internação não foi adiada, pois havia previsão de alta.

Em 2012 a dupla voltou a Itaporã para tocar no Itaporã Fest e reuniu mais de 10 mil pessoas, segundo sites noticiaram na época. Fotos abaixo retratam o momento.

Acesse o vídeo da dupla com partes do show em Itaporã.

 

Fonte: Cesar Cordeiro/Progresso

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.