Empresário que ia instalar usina de álcool em Itaporã em 2007, falece na Capital

12/10/2015 16:04 Itaporã
Empresário Benedito Coutinho.. Imagem: Arquivo/Nova News
Empresário Benedito Coutinho.. Imagem: Arquivo/Nova News

Na manhã desta segunda-feira (12), o empresário Benedito Silveira Coutinho, de 57 anos, morreu na cidade de Campo Grande, vítima de câncer. Ele era proprietário da Energética Santa Helena, uma das empresas mais tradicionais de Nova Andradina e também uma das maiores geradoras de empregos no município. 

Em 2007, o empresário apresentou o projeto da Usina Eldorado, que se instalaria às margens da MS-157, após o distrito de Carumbé, no município de Itaporã. A empresa chegou a iniciar o plantio da cana no município.

O Nova News apurou que o funeral do usineiro ocorreria na Capital do Estado. Após as últimas homenagens, o corpo do empresário seria levado para São Paulo (SP), onde ocorrerá a cerimônia de cremação.

O câncer, localizado na região na cabeça, teria sido diagnosticado há cerca de um ano, quando foram iniciados os tratamentos, porém, nesta segunda-feira (12), Benedito Silveira Coutinho não resistiu e entrou em óbito.

Histórico
Em entrevista concedida ao Nova News em junho de 2012, durante a comemoração de 20 anos da empresa, o diretor da unidade, Bruno Coutinho, lembrou do início do empreendimento, quando seu avô Benedito Silveira Coutinho começou a atividade sucroalcooleira através de pequenas lavouras de cana no estado de Alagoas, entre os anos 30 e 40. A partir daí, a família seguiu o espírito empreendedor e, posteriormente, criou a empresa que atua em Nova Andradina desde 1992.

A destilaria foi construída entre 1978 a 1980, sendo que a sua primeira safra e moagem foram no ano de 1981, e possuía a denominação de "Destilaria Nova Andradina S/A", também chamada na época de "Xavante", e pertencia a família Moura Andrade. Foi adquirida por Benedito Silveira Coutinho em 20 de maio de 1992, tendo iniciado as atividades de forma definitiva em 01 de junho do mesmo ano. Atualmente, a empresa é uma das maiores geradoras de emprego de Nova Andradina.

Ação social
Fundada em 05 de outubro de 1998, sob a presidência de Benedito Coutinho, a Fundação José Silveira Coutinho desenvolve, em Nova Andradina, o Projeto Anjo da Guarda.

A iniciativa presta atendimento sócio educativo a crianças e adolescentes filhos de funcionários da Energética Santa Helena e/ou pertencentes às famílias de baixa renda da comunidade.

A iniciativa tem como objetivo promover e apoiar ações no campo do desenvolvimento social, cultural, desportivo, educacional e de saúde, voltados à construção da cidadania e  implantação de programas e projetos que visem o atendimento dos direitos sociais básicos.

Recuperação judicial
No mês de julho deste ano, a Energética Santa Helena, teria entrado com pedido de recuperação judicial, que é uma medida para evitar falência, solicitada quando a empresa perde a capacidade de pagar suas dívidas, constitui um meio para que a empresa em dificuldades reorganize seus negócios, redesenhe o passivo e se recupere de momentânea dificuldade financeira. A atual crise econômica enfrentada nos mais diversos setores, teria influenciado de forma negativa os negócios da usina, afetando suas finanças.

Naquela ocasião, em contato com a unidade da Energética Santa Helena de Nova Andradina, o Nova News obteve a informação de que apenas os setores jurídico e fiscal da empresa, em Campo Grande, teriam autonomia para comentar o caso. A reportagem então telefonou para a Capital, onde a funcionária que atendeu a equipe explicou que, no momento, a direção da Santa Helena não teria nada a comentar sobre o processo.

 

Fonte: Acácio Gomes, do Nova News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.