Escola Antonio João, em Itaporã, recebe projeto de poeta douradense

19/02/2017 00:13 Itaporã

Nesta quinta-feira (16), a Escola Estadual Antonio João recebeu o projeto “Um Poeta na Cidade”, com o artista douradense Emmanuel Marinho, um dos grandes poetas da cultura sul-mato-grossense, generoso de boas histórias, contundentes e plenas de doçuras.

O artista fez duas apresentações aos alunos da Escola, onde compartilhou com o público histórias que remetem o Mato Grosso do Sul, com um papo descontraído e interativo envolveu os jovens em declamações, trocas de experiências e contos de causos, tendo como objetivos o destaque a cultura sul-mato-grossense, a rotina da leitura e a contemplação da arte.

Em momentos da apresentação, o artista douradense envolvia, diretamente, os alunos presentes ao chamarem eles para falar um verso ou trecho de música. A poetisa itaporanense e professora da Escola Antonio João, Nilza Menani, também foi convidada por Emmanuel para expor sua arte.

A equipe do iFato esteve presente na apresentação do artista na Escola no período matutino, na galeria algumas fotos do evento.

PROJETO - Emmanuel passará por seis Cidades com o projeto “Um Poeta na Cidade”, contemplado com recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) do Governo do Estado.

O POETA - Emmanuel Marinho, é um encantador de histórias, cantando sua terra, canta as cidades que nos habitam, personagens, cores, desenhando a identidade cultural de um povo e de um lugar. Valoriza as raízes culturais – alcançando uma dimensão universal com a sua arte – em momentos de puro lirismo e humor sutil de brincar com as palavras.

Nascido em Dourados (MS), é poeta, ator e educador, considerado uma das maiores referencias da cultura de Mato Grosso do Sul. Com formação acadêmica em psicologia na UNIP e pós-graduado em artes cênicas pela UFRJ, compõe poemas, edita-os em livros e os interpreta no teatro e na música.

Publicou os livros: “Ópera 3” ,1980, “Cantos de Terra”,1982, “Jardim das Violetras”, 1983, “Margem de Papel”,1994, “Satilírico”,1995, “Caixa de Poemas”,1997 e “Caixa das Delícias”, 2003.Na música, o CD “Teré”, 2004 e o CD Encantares, 2015. Com seus espetáculos solos, inspirados em seus poemas, o multiartista excursiona, desde 1994 pelo Brasil, América Latina e Europa, sempre com sucesso de público e da crítica.

Foi contemplado com o Prêmio Marçal de Souza – Pela Defesa dos Povos Indígenas, concedido pela Câmara Municipal de Dourados (MS) em 1995, Cidadão da Paz, concedido pela Comunidade Bahá’i do Brasil em 1996 e novamente o Prêmio Marçal De Souza pela Defesa dos Direitos Humanos – concedido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em 1997.

Também foi reconhecido com a Homenagem do Circuito Cultural Banco do Brasil em 2002, com Heitor Cony, por seu trabalho de literatura, com o prêmio Marco Verde, pelo Cd “Teré” e ainda homenagem dos Correios por seu trabalho a favor da leitura, em 2007. Em 2015 recebeu a outorga de Guardião dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, do Programa das Nações Unidas/ONU. Em outubro de 2015 foi condecorado no grau de Comendador na Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário, pelo TRT- MS.

Com informações de Marcio Breda, da Assessoria do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul.

 

Fonte: Do iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.