Farmácia Municipal de Itaporã volta a atender no prédio da Gerência de Saúde

14/02/2017 22:45 Itaporã
Foto: Walter Ramos/Assessoria
Foto: Walter Ramos/Assessoria

A Farmácia Municipal de Itaporã, que estava instalada em um imóvel alugado, voltou a funcionar no prédio da Gerencia de Saúde, a fim de dinamizar o atendimento à população.

Com esta iniciativa, além de gerar economia com aluguel, a Prefeitura poderá oferecer um atendimento melhor em um espaço maior.

A 'Farmacinha' sofreu mudanças na administração anterior, passando para as dependências do hospital e, por se instalar irregularmente, foi transferida para um prédio alugado, porém, o espaço era pequeno, aumentou muito a demanda judicial e os pedidos de componentes especializados (popular medicamento de alto custo), a cada dia vinha aumentando.

Também foi centralizada a distribuição de insulina para as unidades de saúde entre outros remédios. Segundo Fabiana Vicente de Paula, farmacêutica e coordenadora da atenção básica, a assistência farmacêutica hoje é dividida em componente básico, especializado e o estratégico. "O básico é o que atende as prescrições que vem aqui na farmácia, o especializado ou alto custo e o estratégico (DST AIDS, tuberculose e hanseníase), estão todos centralizados aqui, anteriormente estavam fragmentados", disse Fabiana.

Agora se o paciente sai do hospital e precisa agendar uma consulta especializada, fazer um exame e pegar um medicamento, ele vai fazer isso em um só lugar.

Complementado, Fabiana disse que os ESF's (Estratégia Saúde da Família) "podem pegar os medicamentos em local centralizado e informou que, no momento, o estoque não esta normalizado, mas o pregão de medicamento acontece na quarta-feira (15)". Para suprir de imediato a demanda de procura, a Gerência de Saúde conseguiu com alguns municípios vizinhos o empréstimo de medicamentos a fim de dar continuidade ao atendimento à população.

Como pauta de prioridades, o prefeito Marcos Pacco pediu à Gerencia de Saúde um minucioso trabalho para se colocar em ordem o atendimento da 'Farmacinha', sobretudo, a urgência na aquisição dos medicamentos básicos.

Vale lembrar que nesta terça, das 13h00 às 17h00, e na quarta, das 7h00 às 11h00, a farmácia não atenderá por motivo de mudança, mas a partir das 13h00 de quarta (15), o atendimento estará normalizado.

Para o conhecimento da população, o prédio da Gerencia de Saúde abriga um laboratório de análises clínica, a regulação (central de vagas), a vigilância sanitária e epidemiológica e agora a 'Farmacinha'.

 

Fonte: Da Assessoria da Prefeitura de Itaporã

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.