Fortes chuvas com granizo arrasam lavouras de soja em Itaporã e aral Moreira

10/11/2014 17:39 Itaporã
Reprodução.
Reprodução.

Produtores rurais de Itaporã e Aral Moreira, na fronteira com o Paraguai, tiveram prejuízos nas lavouras de soja por causa de temporais ocorridos na última terça-feira, dia 4 de novembro, e na madrugada de sábado, dia 8. Em Itaporã uma forte chuva arrasou lavouras de duas propriedades na região do Canhadão. Já em Aral Moreira foram pelo menos 1.500 hectares destruídos pelo granizo.

O presidente da Aeagran (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados), Luis Renato Peixoto Cavalheiro, informou que em alguns lugares a chuva foi de 150 milímetros em uma hora. Em outros pontos do município de Itaporã a chuva chegou a 210 milímetros em 1h20.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Itaporã, Otávio Vieira de Melo, a chuva afetou pelo menos 70 hectares de soja em duas propriedades, destruindo a planta recém-nascida e causando erosão. Será preciso preparar o solo novamente para o replantio.

“Por causa dos 22 dias de sol em outubro, Itaporã plantou até agora apenas 60% dos 70 mil hectares destinados à soja nesta safra. Em outros anos já estaríamos com 95% plantados. E agora esses produtores atingidos pela chuva terão mais prejuízo”, afirmou Otávio de Melo ao site Campo Grande News.

Luis Renato Cavalheiro afirmou que a chuva de granizo ocorrida na madrugada de sábado destruiu pelo menos 1.500 hectares de soja no município de Aral Moreira. “Os agricultores com lavoura financiada vão acionar o seguro porque em muitas áreas as perdas são de 100%”, afirmou o presidente da Aeagran.

Um vídeo gravado por um dos produtores com o uso de telefone celular foi enviado ao Campo Grande News pelo presidente da Aeagran. As imagens mostram os pés de soja destruídos pela chuva de granizo.

 

 

Alguns veículos de comunicação divulgaram o caso como sendo uma tromba d'água, que em algumas áreas, principalmente no Brasil, ainda são popularmente confundidas de maneira incorreta com qualquer ocorrência de chuva forte em uma pequena região. Tromba d' água só ocorre sobre águas e se assemelha a um funil.


Tromba d'água passa pelo Havaí

Fonte: Campo Grande News / Editado pelo iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.