Indígenas organizam protesto na rotatória da rodovia que liga Itaporã à Dourados

13/11/2014 18:07 Itaporã
Violência contra a mulher está presente no cotidiano das aldeias. A jovem na foto tem 26 anos e foi vítima de estupro quando retornava do trabalho.(Fo
Violência contra a mulher está presente no cotidiano das aldeias. A jovem na foto tem 26 anos e foi vítima de estupro quando retornava do trabalho.(Fo

Lideranças indígenas realizam na manhã desta sexta-feira (14) na Aldeia Bororó, Reserva Indígena de Dourados, uma passeata pela paz nas aldeias. O foco principal do movimento é a luta pelo fim da violência contra as mulheres e crianças que tem feito parte do cotidiano dos moradores da região.

Segundo lideranças, a movimentação sairá do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da aldeia Bororó às 9h e seguirá até a rotatória principal de acesso a reserva indígena na MS-156, entre os dois municípios.

Em contato com lideranças da aldeia, informaram ao iFato que o protesto se concentrará na rotatoria e que não está programado interrupção no tráfego de veículos na MS-156.

Crimes recentes
A violência contra mulheres e crianças tem sido constante nas aldeias de Dourados. No dia 1° de novembro, uma indígena foi assassinada com 35 facadas e o principal suspeito é o companheiro dela, com o qual morou seis meses. As investigações continuam e o pedido de prisão do rapaz foi encaminhado para a Justiça, que ainda analisa o caso.

Já no início da madrugada do dia 29 de outubro, uma indígena de 26 anos foi vítima de um estupro quando retornava do trabalho por volta da meia noite na entrada da Aldeia Jaguapiru. Na ocasião, ela foi abordada e depois violentada. No fim, acabou deixada às margens da MS-156.

Outro crime bárbaro registrado na aldeia Bororó foi no dia 07 de outubro, quando uma indígena de apenas nove anos foi estuprada por um grupo de pessoas, entre eles, homens e adolescentes que acabaram detidos pela polícia.

 

Fonte: Gizele Almeida/Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.