Moradores denunciam vazamento de óleo em gerência da Prefeitura de Itaporã

04/08/2016 08:20 Itaporã

Na manhã desta terça-feira (02), moradores da Porciúncula, em Itaporã, perceberam que uma mancha de óleo usado escorria por uma rua do bairro. A mancha iniciava nas dependências da garagem do Município.

Moradores do bairro relataram o fato através do whatsapp do iFato, a equipe esteve no local e presenciou que a mancha iniciava no local onde a Prefeitura Municipal utiliza como garagem para os veículos das Gerências de Serviços Urbanos e Obras. Esta é a segunda vez que algo deste tipo acontece na nova garagem, saiba mais.

No local onde inicia a mancha tem tambores de ferro amontoados paralelos a rua Odilon Garcia, o óleo usado ainda escorreu por, aproximadamente, 100 metros pela rua Júlia Cordeiro.

Conforme o site eCycle, o óleo lubrificante usado ou contaminado, por não ser biodegradável, leva dezenas de anos para desaparecer na natureza. Quando vaza ou é jogado no solo, inutiliza-o, tanto para a agricultura, quanto para edificações, matando a vegetação e os micro-organismos e destruindo o húmus, além de causar a infertilidade da área, que pode se tornar uma fonte de vapores de hidrocarbonetos.

Ainda segundo publicação do site, quando dispensado no solo, a substância pode atingir o lençol freático, danificando os poços da região de entorno. Um litro de óleo lubrificante pode contaminar um milhão de litros de água. Além disso, se jogado no esgoto, ele irá comprometer o funcionamento das estações de tratamento de água, chegando, em alguns casos, a causar a interrupção do funcionamento desse serviço essencial.

A equipe do iFato tentou contato com o gerente de obras públicas, Jorge Yamada, que é o responsável pelo local, mas não obtivemos êxito e nem retorno até a publicação desta. Porém, no mesmo dia, areia e terra foram jogados no local para conter o escoamento e contato de pessoas com o óleo.

 

Fonte: Aislan Nonato, do iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.