Prefeitura e Acita orientam comerciantes sobre processo de licitação

03/03/2017 10:25 Itaporã
Reunião foi realizada no salão da Assistência Social de Itaporã-MS. Foto: Assessoria
Reunião foi realizada no salão da Assistência Social de Itaporã-MS. Foto: Assessoria

Com objetivo de incentivar comerciantes e empresários do município a participar dos processos licitatórios de forma mais efetiva, a prefeitura, em parceria com a associação comercial e câmara de vereadores, promoveu uma reunião com os comerciantes para debater e explanar sobre o tema.

Com esta iniciativa visando fomentar o comércio e promover maior interatividade sobre as novas leis vigentes, o prefeito Marcos Pacco e o presidente da Associação Comercial Valderi Freres, esperam que o número de licitações vencidas por empresas instaladas no município, cresça daqui pra frente.

Para isso, é necessário que os comerciantes tenham um amplo conhecimento de todo o processo dentro dos parâmetros da lei, de forma a competir de igual pra igual, uma vez que não há como restringir a participação de empresas de outros municípios.

Presente na reunião, o prefeito Marcos Pacco externou sua preocupação quanto á comerciantes locais perdendo licitações por não estarem adequados às novas leis. O prefeito disse que em outras épocas não havia tanto rigor no processo licitatório e era possível comprar até 80% dentro do município.

"A lei é clara e não podemos limitar a participação de empresas de fora, e não temos essa intenção. Mas também precisamos valorizar o comércio local, que é quem gera emprego e renda aqui para o município. Então vamos incentivar o nosso comerciante e o nosso empresário a se habilitar e participar efetivamente das licitações". Disse Pacco.

Representando os comerciantes, Rony Peterson e Edilson Bigatão, falaram da necessidade de união da classe, explanaram sobre a necessidade se estabelecer normas para comerciantes que vem de outras praças vender mercadorias sem recolher impostos numa competição desleal, dentre outros posicionamentos.

O vereador Lindomar de Freitas e a vereadora Lourdes Struziatti falaram em nome do legislativo, reiterando amplo apoio e se colocaram a disposição dos comerciantes.

Antes da explanação técnica sobre as leis de licitação, o presidente da ACITA Valderi Freres, agradeceu o apoio e a preocupação do prefeito Marcos Pacco em fomentar melhorias para o comercio local e reiterou a preocupação da Associação quanto estar mais próxima do associado. "Hoje presenciamos uma reunião satisfatória, com boa presença dos comerciantes, provando que nossa classe quer o melhor, quer crescer. [...] Abordamos três temas principais que são: processo licitatório, melhor segurança para o comércio e regulamentação de ambulantes em nossa cidade. Outras reuniões irão acontecer, não podemos perder o espírito de união, e desta forma, lutar pelo engrandecimento do comércio local", enfatizou Valderi.

O evento foi realizado na noite de quinta feira (02) no salão de eventos da Gerencia de Assistência Social, e contou com a presença do prefeito Marcos Pacco, do presidente da ACITA Valderi Freres de Araujo, dos vereadores Lindomar e Lourdes Struziatti, do vice-prefeito Roberto Marsura e dos técnicos em licitação Nilson Pedroso e Antonio Carlos Leite.

 

Fonte: Por Walter Ramos, da Assessoria Prefeitura de Itap

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.