Saúde de Itaporã continua disponibilizando a vacina contra HPV

02/09/2014 14:37 Itaporã
Assessoria Prefeitura
Assessoria Prefeitura

Com o objetivo de tornar imunes aos subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV, que é principal causador do câncer de colo de útero, a Prefeitura de Itaporã através da Gerência de Saúde, por intermédio da equipe de imunização continua disponibilizando a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV).

Para tanto está convocando as meninas e adolescentes com idade entre 11 anos e 13 anos, e as pré-adolescentes residentes na comunidade indígena nas idades entre 09 e 13 anos, para que compareçam a uma unidade de saúde mais próxima para receber a vacina, tornando-se imunes ao Papiloma Vírus Humano (HPV), que é principal causador do câncer de colo de útero.
 
A enfermeira Josilaine Fortes Frota, esclarece que para se tornar imunes ao câncer de colo de útero, e também ao câncer bucal, é necessário receber as três doses da vacina. “Lembrando que após o início da vida sexual, a adolescente tem que se submeter periodicamente ao exame papanicolau”, frisou Josilaine Fortes.

Segundo o Ministério da Saúde, as meninas devem receber três doses. A primeira será ao atingir a idade recomendada; a segunda dose será após seis meses, e a terceira dose cinco anos depois. A vacina protege a adolescente dos subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV, mas não imuniza contra outras doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, é sempre importante usar a camisinha ao se relacionar sexualmente com outra pessoa.

Segundo João Alberto de Souza, Gerente de Saúde, inicialmente as adolescentes receberão a primeira dose da imunização, através de uma aplicação intramuscular. “A segunda e a terceira dose, serão administrada nas Unidades de Saúde da sede, como também dos distritos. Estamos atendendo uma determinação do prefeito Wallas Milfont (PDT), para cumprir a meta de imunizar todas as meninas de nossa cidade em idade recomendada, pois nosso prefeito sempre se preocupou com as pessoas, em especial na qualidade de vida”, frisou João Alberto.

 

Fonte: Antonio Carlos Ferrari/Assessoria Prefeitura de It

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.