Saúde de Itaporã realiza ‘Noite Rosa’, nesta quinta-feira

22/10/2014 14:41 Itaporã
Equipe da saúde de Itaporã.. Assessoria
Equipe da saúde de Itaporã.. Assessoria

No Outubro Rosa, a Saúde de Itaporã promove nesta quinta-feira a “Noite Rosa”, com palestra de prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero, palestra sobre autoestima e sexualidade e apresentação teatral.

Visando promover uma maior conscientização sobre a prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama, a Prefeitura de Itaporã, através da Gerência Municipal de Saúde, estará promovendo nesta quinta-feira (23), a partir das 19h, no salão da Gerencia de Ação Social, uma série de ações educativas de orientação e prevenção contra o câncer de mama e do colo uterino, denominada “Noite Rosa”.

O evento faz parte das atividades do “Outubro Rosa”, que é o mês alusivo ao combate ao câncer de mama comemorado no mundo todo. Para a “Noite Rosa”, a Saúde de Itaporã estará trazendo a sexóloga Karina Brum, que abordará o tema: Autoestima e Sexualidade.

Segundo a enfermeira Edna Martins dos Reis, coordenadora da Saúde da Mulher, além da sexóloga Karina Brum, haverá a participação de profissional de saúde que abordará temas sobre prevenção contra o câncer de mama e do colo uterino. O Grupo Teatral Curumim de Campo Grande fará uma apresentação ligada ao tema “Saúde da Mulher”.

“É uma campanha de conscientização dirigida às mulheres sobre a importância do rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama”, disse o gerente municipal de Saúde, João Alberto de Souza.

O Outubro Rosa está sendo celebrado com diversas atividades em Itaporã. Além de todas as unidades de saúde do município estar totalmente decoradas com o tema da campanha, várias empresas comerciais aderiram à campanha, decorando suas lojas. As unidades de saúde da sede e também dos distritos realizaram ações voltadas à saúde da mulher, como: orientação sobre o autoexame da mama, coleta para o exame preventivo do câncer de colo de útero, entre outros.

Além dos exames clínicos preventivos, a Gerência de Saúde de Itaporã através do Sistema de Regulação disponibiliza mensalmente 15 mamografias que são agendadas e realizadas em Dourados ou Campo Grande.

Segundo o prefeito Wallas Milfont (PDT), todas as unidades básicas do município possuem profissionais habilitados para realizar o exame clínico de prevenção contra o câncer de mama e do colo uterino. “Nosso objetivo é levar para toda a população itaporanense uma saúde de qualidade. Temos como prioridade em nosso plano de governo cuidar da saúde e promover uma melhor qualidade de vida aos nossos munícipes”, destacou o prefeito Wallas Milfont.

OUTUBRO ROSA
O Outubro Rosa é uma ação mundial dedicada ao combate do câncer de mama, da qual Itaporã participa todos os anos. A intenção é orientar sobre a realização do exame clínico da mama em todas as mulheres.

 

Fonte: Antonio Carlos Ferrari/Assessoria Prefeitura de It

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.