SUDECO irá realizar vistoria no bairro Irmã Daniela nesta terça-feira (28)

27/03/2017 20:00 Itaporã
Representante da SUDECO e prefeito Marcos Pacco.
Representante da SUDECO e prefeito Marcos Pacco.

O prefeito Marcos Pacco emitiu nota à imprensa na manhã de segunda-feira (27), dando conta da vinda do engenheiro da SUDECO (Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste) nesta terça-feira (28), para fazer a vistoria da primeira etapa da obra de drenagem do Bairro Irmã Daniela, em Itaporã-MS.

 

Na manhã desta segunda-feira, o prefeito manteve contato com a superintendência pedindo urgência nos encaminhamentos para que obra possa ser retomada o mais rápido possível.

Em resposta, a SUDECO comunicou ao prefeito que um engenheiro responsável estará em Itaporã na tarde desta terça feira (28), fazendo a vistoria para que a obra possa ser retomada.

Vale lembrar que os recursos na ordem de R$ 1,5 milhão, mais a contra partida do município de R$ 337 mil, para a construção desta obra, foram conquistados em 2011 durante o mandato de Pacco, através de emendas dos senadores Moka, Delcidio do Amaral e do deputado federal Biffi. O dinheiro para o inicio da drenagem foi liberado em 2014. Durante a execução da primeira etapa, a obra passou por reprogramações que resultaram na alteração do projeto, feito isso, e após a aprovação da documentação inserida no sistema da SUDECO, a prefeitura deveria entrar com pedido de vistoria, algo que não foi feito pela gestão passada. Este fato culminou com o não repasse da segunda parcela, ocasionando a paralização da obra.

Logo que assumiu, o prefeito Marcos Pacco se deparou com o problema, e no dia 05 de Janeiro enviou oficio 02/2017 ao superintende da SUDECO, relatando a dimensão dos transtornos enfrentados pela população, bem como os prejuízos registrados com a paralização. Pacco foi prontamente atendido, e aguarda a vinda do engenheiro nesta terça-feira (28), especialmente em um momento em que as chuvas voltaram a fazer estragos na cidade.

O drama do alagamento
Nos últimos dias, moradores da parte baixa da cidade vêm sofrendo com as fortes chuvas que em poucas horas registram volumes comparados a media normal de um mês.

Este problema é antigo e com surgimento de novos loteamentos sem drenagem, acaba causando transtorno aos moradores.

No final de semana, mais uma vez a cena se repetiu, onde mais de 100 milímetros de chuva tirou o sono de muita gente, inclusive do prefeito Marcos Pacco, que desde as primeiras horas desta segunda feira, vem mantendo contatos com órgãos governamentais a fim de uma solução definitiva para o problema.

A pouco mais de um mês o prefeito já havia se pronunciado em relação a isto, enfatizando que daqui pra frente não será mais admissível projetos de loteamentos sem drenagens, caso contrário, a cidade terá problemas maiores num futuro próximo. No momento, o prefeito esta concentrando esforços nesta situação, por entender que resolvido o problema do bairro Irma Daniela e adjacências, será resolvido também uma grande parte dos alagamentos no centro, pois, a partir do momento que um grande volume de água não descer para a Lagoa, a água do centro será escoada mais rapidamente.

"Com a drenagem escoando rumo ao córrego Sardinha, vamos eliminar o grande volume que desce pela Avenida Jose Chaves da Silva, passando em frente ao Auto Posto Gigi até congestionar a Lagoa", disse Pacco.

 

Fonte: Da Assessoria da Prefeitura de Itaporã

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.