Tribunal de Contas realiza audiência publica sobre educação em Itaporã

05/06/2017 15:46 Itaporã
Marisa Serrano durante a apresentação. Fotos por Aislan Nonato, do iFato.
Marisa Serrano durante a apresentação. Fotos por Aislan Nonato, do iFato.

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul realizou na manhã desta segunda feria (05/06) no plenário da Câmara de Vereadores de Itaporã, uma audiência pública para apresentar o resultado da inspeção feita entre os dias 03 e 05 de maio na Educação do município.

Os auditores estiveram nas cinco escolas da Rede Municipal, fazendo uma radiografia completa de todo o funcionamento, cumprindo uma determinação do TCE que visa orientar os gestores municipais.

Durante a audiência, a conselheira Marisa Serrano, explicou que a auditoria concomitante para analisar os problemas existentes no Município, visa oferecer à administração a possiblidade de fazer os ajustes em consonância com a lei e resolver as questões na medida em que vão surgindo.

A "Radiografia de Dados Escolares – Estudo e Indicadores da educação" reúne indicadores da educação básica, de maneira estruturada, obtidos em fontes oficiais. São dados sobre matrículas e escolas, infraestrutura e monitoramento das metas 1, 2, 7, 9, 15 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE). A conselheira entregou copia do relatório ao prefeito e ao presidente da Câmara de vereadores, destacando a importância da realização das auditorias concomitantes que estão sendo realizadas na educação.

Segundo Marisa Serrano, a sociedade paga seus impostos e elege seus representantes para ter bons serviços públicos. Cabe ao Tribunal de Contas fiscalizar a boa aplicação do dinheiro público, verificar se a sociedade está satisfeita com o serviço. Esse tipo de auditoria é uma modernização para todos os Tribunais do País porque pode se verificar in loco o andamento da execução do dinheiro público no momento que ele está sendo gasto.

Itaporã foi o primeiro Município a receber a auditoria na área da educação na jurisdição da conselheira Marisa Serrano. Todos os outros Municípios passarão por esse processo, são eles Caarapó, Juti, Douradina, Sidrolândia, Maracaju, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Fátima do Sul, Rio Brilhante, Glória de Dourados, Vicentina e Jateí.

Fazendo uso da palavra, o prefeito Marcos Pacco, se colocou a disposição enfatizando que e o executivo esta compromissado em fazer o melhor para educação, sobretudo, destacou as dificuldades encontradas nestes primeiros meses de mandato, onde grandes desafios, principalmente no setor educacional, são metas a serem trabalhadas de forma incisiva.

Estiveram presentes nesta audiência o prefeito Marcos Pacco, o presidente da Câmara de Vereadores Marcio Lobo, os vereadores Ademir de Freitas, Lourdes Struziatti, Mattos, Lindomar, Givanildo, Marley dos Santos, Adriano, Celia Frota, Cascatinha e Ney Bulla, o defensor público Dr. Vinícius Fernandes Cherem Curi, além de gerentes municipais, educadores e representantes da comunidade.

O iFato irá abordar em matérias especificas informações apresentadas no relatório da Conselheira e que são de interesse da sociedade.

Fonte: Por Walter Ramos, da Assessoria da Prefeitura de I

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.