Vacina contra ‘Hepatite A’ já está disponível nas Unidades de Saúde de Itaporã

27/08/2014 18:26 Itaporã
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

As Unidades Básicas de Saúde de Itaporã já possuem doses disponíveis de vacina contra a Hepatite A. A aplicação deve ser feita em crianças que tenham de 1 ano até 1 ano 11 meses e 29 dias. Não se trata de uma campanha, mas do processo de implantação deste tipo de vacina no calendário de rotina.

“A partir de agora a vacina contra a Hepatite A ficará disponível sempre em todas as unidades. Quando a criança completa a idade, os pais devem procurar uma unidade de saúde mais próximo de casa para aplicação das doses”, explicou Ciliane Belloni, Coordenadora de Saúde Básica.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é uma importante ferramenta de prevenção contra a doença, já que tomada na infância protege a pessoa pela vida inteira, evitando casos graves e óbitos. Há ainda poucos casos de reações adversas quando aplicadas as doses.

A hepatite A é geralmente benigna, apresentando raramente uma forma grave (aguda e fulminante). A principal forma de contágio é a fecal-oral, por meio de contato com pessoas infectadas ou através de água e alimentos contaminados. De acordo com o ministério, a estimativa é de que sejam registrados no Brasil 130 novos casos a cada 100 mil habitantes por ano.

“Com o objetivo de cuidar das pessoas, em especial de nossas criancinhas, estamos conclamando os pais que tem seus filhos na idade pré-estabelecida, que procurem uma de nossas unidades de saúde mais próxima de suas casas, para vacinar seus filhos”, destacou o prefeito Wallas Milfont.

 

Fonte: Antonio Carlos Ferrari/Assessoria Prefeitura de It

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.