Vereador solicita e prefeitura de Itaporã nomeia comissão municipal de defesa civil

15/07/2016 09:57 Itaporã
Em uma chuva em fevereiro de 2015, a água entrou em algumas residências do bairro Irmã Daniela e um morador desentupiu o bueiro para escoamento da águ
Em uma chuva em fevereiro de 2015, a água entrou em algumas residências do bairro Irmã Daniela e um morador desentupiu o bueiro para escoamento da águ

O vereador Lindomar de Freitas (PSDB) solicitou a nomeação da Comissão Municipal de Defesa Civil que foi instituída pela lei 1.598 de 1997 e que há anos estava sem a referida nomeação.

Lindomar destacou que as alterações meteorológicas tem provocado índices de chuva fora da média dos últimos anos, chegando a gerar custos à alguns moradores, “estamos vivenciando um período atípico, onde a ação do homem interfere no clima, inundações tem sido cada vez mais frequentes, gerando transtornos para todos, principalmente a quem mora em regiões próximas à áreas de declive do solo ou à margem de rios e córregos”.

Conforme a lei, a nomeação da comissão é o primeiro passo para a elaboração de um plano de riscos que conta com aporte financeiro do Governo Federal. Desde 2013 o Ministério das Cidades disponibilizava o montante de R$ 18,8 bilhões de reais para este objetivo.

“É preciso implementar o Plano Municipal de Gestão de Riscos e Resposta à Desastres Naturais, com isso será possível a obtenção de recursos para a realização de obras de reparação de danos em todo o nosso Município”, destaca Lindomar.

 

Fonte: Aislan Nonato, do iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.