Primavera começa na sexta (22) e "secura" permanece

19/09/2017 08:09 Meio Ambiente
Primavera começa na sexta-feira - Foto: Gizele Almeida/Dourados News
Primavera começa na sexta-feira - Foto: Gizele Almeida/Dourados News

A primavera começa às 16h02 desta sexta-feira (22) e, em Dourados, a previsão é que a "secura" permaneça neste início da estação. Conforme dados do Ceptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), para a data é previsto a máxima de 36°C, sem probabilidade de chuva.

Contudo, conforme o centro, com a chegada da nova estação há mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do país e para o Centro-Oeste, as chuvas passarão a ser mais intensas e frequentes, o que marca o período de transição entre a estação seca e a chuvosa.

As pancadas de chuva no final da tarde ou noite, são características da estação devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação.

"Em algumas ocasiões, podem ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo", conforme informa a instituição.

Conforme mostrado pelo Dourados News, o município "fechou" um mês sem chuva nesta segunda-feira (18). O ‘calorão’ sem chuva tem feito com que a umidade relativa do ar alcance níveis abaixo de 30%, o qual gera situação de alerta.

Para o mês de setembro, a média de chuva prevista para Dourados, conforme o Guia Clima Embrapa é de 102mm.

Conforme a instituição, o mês de agosto contou com chuva acima da média prevista para o período, sendo o total de 64 mm (a média histórica é de 48 mm).

Fonte: Do Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.