Sanesul desliga captação e 48% de Dourados fica desabastecido; com vídeo

10/12/2015 17:05 Meio Ambiente
Rio subiu mais de cinco metros..
Rio subiu mais de cinco metros..

A Sanesul desligou a captação de água e 48% de Dourados ficará desabastecido. O religamento só será ativado depois que baixar a água do rio, que subiu 5,3 metros. O problema só não é maior porque a maioria das residências da cidade tem poço.

Para evitar danos, a concessionária desligou por volta das 10h desta quinta-feira (10) as bombas de captação. A água avançou sobre o sistema elétrico da estação da Sanesul, localizada nas imediações do rio, próximo a ponte entre as cidades de Dourados e Caarapó.

Segundo a assessoria da Sanesul, não há prazo de quando o sistema será religado e até lá a população terá que economizar água. Está sendo estudado a utilização de caminhões pipa para abastecer moradores em bairros da cidade, porém ainda não se sabe quando esse serviço começa a operar.

O rio Dourados é responsável pelo abastecimento de várias cidades do sul do Estado. Em cada uma delas há uma central de captação de água, porém somente em Dourados apresenta problemas.

Em Coronel Sapucaia também há falta d'água, mas o problema é diferente. O rio que abastece a cidade está tomado de lama e galhos de árvore, prejudicando o abastecimento.

Vídeo do repórter-fotográfico Hedio Fazan mostra cheia do rio Dourados e estação da Sanesul ao lado.

 

Fonte: Flávio Verão, do Dourados Agora

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.