03/09/2017 02h07

Tremor é sentido na Coreia do Norte; Japão confirma novo teste nuclear

Kim Jong-Un inspeciona suposta bomba de hidrogênio para míssil (Foto: KCNA via REUTERS)

Um tremor de magnitude 6,3 foi sentido neste domingo (3) na Coreia do Norte, após um novo teste nuclear realizado pelo governo de Kim Jung-un, confirmado pelo Japão. Segundo a agência Reuters, este é o sexto teste atômico de Pyongyang em 11 anos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que o sismo e uma explosão foram registrados na região noroeste de Kimchaek. Segundo a Reuters, a região já foi palco de outros testes nucleares.

"Depois de examinar os dados, concluímos que era um teste nuclear", disse o ministro das Relações Exteriores japonês, Taro Kono, em uma entrevista divulgada pela emissora pública NHK após uma reunião do Conselho Nacional de Segurança do Japão.

O Ministério da Defesa do Japão disse que havia despachado pelo menos três jatos militares de bases no Japão para testar a radiação.

Ainda não há informações de danos ou feridos.

Bomba nuclear
O tremor ocorre poucas horas após o governo de Kim Jong-un anunciar a inspeção de uma bomba de hidrogênio para míssil.

O governo da Coreia do Norte disse que todos os componentes da bomba foram fabricados no país permitindo construir quantas bombas nucleares quiser.

O líder Kim Jong-un inspecionou neste sábado (2) a bomba de hidrogênio que será carregada em um novo míssil capaz de alcançar altitudes elevadas.

Do G1

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.