15 menores não retornaram para a Unei após uma semana de fuga

16/10/2014 17:02 Policial

Após mais de uma semana da fuga em massa que teve a participação de 20 adolescentes que estavam internados na Unei (Unidade Educacional de Internação) masculina Laranja Doce, em Dourados, apenas cinco menores retornaram à unidade, conforme informado ao Dourados News na manhã desta quinta-feira (16) pelo diretor José Marcondes.

Marcondes não deu detalhes de como e nem em que data o quinto adolescente retornou para a Unei. Dos quatro anteriores, o primeiro voltou algumas horas após a fuga ocorrida na noite da quarta-feira passada, já na manhã de quinta-feira, porque se machucou ao pular o muro.

Dias depois, um adolescente se reapresentou na presença de um advogado e os outros dois retornaram após serem encontrados no município de Glória de Dourados, onde trocaram tiros com policiais que faziam patrulhamento de rotina após pensar que os militares estavam à procura deles.

A Polícia Militar é responsável pela operação de recaptura dos adolescentes infratores. O Dourados News tentou contato para saber detalhes de como está o andamento do trabalho, mas até a publicação desta matéria não houve retorno.

Todos os adolescentes que fugiram devem ter a medida socioeducativa agravada, conforme informação da Vara da Infância e Juventude, que vai anexar o ocorrido aos processos dos menores. Uma sindicância interna foi instaurada pela Superintendência das Uneis no Estado para apurar a fuga.

O caso
No momento da ação, 46 menores ocupavam as celas da unidade. O grupo que fugiu utilizou uma barra de ferro arrancada de uma das camas e dividida em quatro partes para estourar os cadeados de quatro celas.

Os adolescentes esperaram então que os três agentes educacionais responsáveis por recolher as marmitas da janta fossem executar o trabalho para surpreendê-los e fugirem. Os agentes, inclusive, acabaram sofrendo escoriações pelo corpo por terem sido ‘atropelados’ pelos menores que pularam rapidamente os muros da unidade e escaparam.

 

Fonte: Thalyta Andrade/Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.