Base da FAB é montada e operação ‘Ostium’ é iniciada

24/03/2017 22:25 Policial
A operação segue até o final do ano, até lá a base ficará montada na cidade-Fotos: Joandra Alves/Dourados News
A operação segue até o final do ano, até lá a base ficará montada na cidade-Fotos: Joandra Alves/Dourados News

Uma base da Força Aérea Brasileira (FAB), foi montada no aeroporto de Dourados, dando início a operação ‘Ostium’ que segue até o final do ano. A operação acontece em parte da região de fronteira do país em vários estados, que tem como objetivo repreender os crimes de narcotráfico e reforçar a segurança no espaço aéreo das divisas de Brasil com a Bolívia e o Paraguai.

Para a operação serão utilizadas aeronaves de caça A-29 Super Tucano, helicópteros H-60 Black Hawk e AH-2, aviões-radar E-99, aeronaves de reconhecimento R-35A e RA-1 que leva câmeras de alta definição, dois canhões de 30mm e até 3 toneladas de bombas, foguetes e mísseis, e Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) RQ-450, aeronave que leva radar e câmera de alta resolução visual e infra-vermelho.

"A operação é ousada, pois o objetivo é reduzir a zero os crimes relacionados ao narcotráfico em toda a região de fronteira. Na operação também podemos auxiliar outras forças, sendo elas policiais e que estão em terra em relação a possíveis ‘ameaças’’, disse o tenente coronel Sandro Bernardon, que é comandante do esquadrão Horus da FAB.

As ações envolvem a instalação temporária de radares móveis em cidades próximas às fronteiras, como Chapecó (SC) e Corumbá (MS); reforço das atividades aéreas nas bases da Força Aérea Brasileira; e deslocamento de aeronaves militares para cidades como Cascavel (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Dourados.

Nos locais haverão tropas para promover a segurança de equipamentos e aeronaves.

Destruição
O Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) estabelece, em seu artigo 303, a possibilidade de aplicação da medida de destruição de aeronaves voando no espaço aéreo brasileiro classificadas como hostis, após esgotadas as medidas coercitivas, para obrigá-la a efetuar o pouso no aeródromo que lhe for indicado.

 

Fonte: Por Joandra Alves, do Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.