DOF propõe esforço institucional para resolução dos problemas causados pelas invasões na região de A

28/08/2015 20:39 Policial
DOF se reuniu com representantes do índios e produtores para tentar chegar a uma solução de como poderiam ser minimizados os prejuízos.. Assessoria/DO
DOF se reuniu com representantes do índios e produtores para tentar chegar a uma solução de como poderiam ser minimizados os prejuízos.. Assessoria/DO

Na tarde desta sexta-feira (28), por intermédio da Direção do DOF, reuniram-se diversos órgãos ligados ao conflito indígena instalado na região de Antônio João desde o último dia 22, após invasão da fazenda Primavera por índios da Aldeia Marangatu, para deliberarem sobre possíveis soluções para o impasse, visando minimizar os prejuízos causados tanto a produtores quanto aos indígenas.

A reunião ocorreu no prédio do Ministério Público Federal em Ponta Porã, sob a coordenação do Diretor do DOF Coronel Ary Carlos Barbosa, com a participação do Diretor da FUNAI Elder Paulo Ribas, o Delegado da Policia Federal Bruno Maciel e o Delegado Regional de Policia Civil de Ponta Porã Clemir Vieira Junior, bem como representantes dos produtores rurais das fazendas invadidas. 

O tema principal foi as últimas invasões das Fazendas Fronteira, Cedro, Barra, Piquiri, Morro Alto, Brasil e Ita-Brasília, e como institucionalmente poderiam ser minimizados os prejuízos dos índios e dos produtores na região, ficando a princípio marcada uma vistoria nas fazendas supostamente invadidas afim de verificar as condições físicas das fazendas e do gado, para posteriormente ser montado um organograma para retiradas de mobiliários e do gado. Essa proposta deverá ser levada pela FUNAI aos indígenas.

No sábado (29/08) pela manhã, representantes da bancada federal, deputados estaduais, bem como secretários de governo e o Diretor do DOF estarão em Antônio João, para discutirem junto a produtores e indígenas possíveis caminhos para solução do conflito.

 

Fonte: Assessoria do Departamento de Operações de Frontei

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.