Ministério Público ingressa pedido de afastamento do prefeito Douradina
A quarta-feira (20) amanheceu movimentada em Douradina, cidade acostumada pela serenidade do seu povo, hoje teve a correria de policiais. Com a operação “Pactum Sceleris”, oficiais foram a cidade para cumprir mandatos de busca e apreensão de documentos e funcionários da prefeitura envolvidos no caso (leia matéria).
Em situações como esta, populares direcionam a suspeita de liderança das ações de corrupção aos prefeitos, mas neste, segundo a promotora ele não é alvo da investigação, no entanto o Ministério Público Estadual ingressou pedido de medida cautelar de afastamento do chefe do executivo municipal, Darcy Freire e dos demais funcionários públicos que foram presos hoje.
Em questionamento sobre quem é o chefe do esquema, a promotora disse que não há um esquema, e sim, vários esquemas, pois prática de desvio de dinheiro público na secretaria de saúde, secretaria de obras, prestação de serviços mortuários entre outros. Algumas dessas empresa não funcionavam, mas mantinham o contrato com a Prefeitura.
As investigações da promotoria, mostram que atos irregulares já vinham acontecendo em outras administrações, como mostram os pareceres da CGU (Controladoria Geral da União) que indicavam irregularidades em contratações.
Foram presas três pessoas em Dourados, responsáveis pelas empresas que prestam serviços em obras de Douradina, uma em Ponta Porã, que figurava como proprietária da empresa que presta serviço funerário, e outras quatro prisões preventivas em Douradina, sendo Francisco de Assis Honorato, Devair Soares, Evandro (Ceará) e Nida (Farmácia).
Acompanhe a coletiva de imprensa da promotora Claudia Loureira:
Fonte: Douradina Informa, editado por iFato.
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.