PM’s de Itaporã são acusados de abuso de autoridade durante prisão por desacato

04/05/2016 08:43 Policial
Imagem do vídeo.
Imagem do vídeo.

Durante blitz realizada pela Polícia Militar de Itaporã-MS, um homem foi preso acusado de desacato aos policiais. Porém uma testemunha diz que o envolvido foi vítima de abuso de autoridade com agressão física. Um vídeo de parte do fato foi gravado, assista abaixo.

Curta o iFato no Facebook

A blitz ocorria no prolongamento da rua Aral Moreira, saída ao distrito de Montese, aproximadamente, às 16h00 de sexta-feira (29).

Conforme uma testemunha, que prefere não ter seu nome divulgado, com medo de represálias, na abordagem do homem constataram a falta de pagamento da documentação, referente ao ano de 2016 de seu Ford Fiesta, de cor prata.

O homem alegou que usava o carro, que inclusive era emprestado, para trabalhar, e que na próxima semana quitaria todas as dívidas do mesmo, e assim pediu sua liberação. Ainda segundo a testemunha, o policial teria dito que o homem era um vagabundo, que não pagava seus impostos e depois fica pedindo para ser liberado. "Eu não sou vagabundo, sou trabalhador. Inclusive estou à trabalho no momento, e é através do meu trabalho que seu salário é pago", teria argumentado o homem.

Diante da resposta, os policiais que atendiam a ocorrência teriam desferidos socos e pontapés no  homem, que ficou visivelmente machucado. Sua esposa tentou intervir, e também teria sido agredida e caiu ao chão.

Conforme boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil de Itaporã, durante a blitz os policiais avistaram que um Ford Fiesta teria feito o contorno na via para não passar pela abordagem e estacionou em uma residência próxima ao local. Na checagem aos documentos foi observado que o licenciamento de 2015 do veículo estava vencido, o homem solicitou a liberação do carro mesmo assim, diante da negativa falou que “era um cidadão que pagava os salários dos policiais e que era injusto a apreensão”, em seguida teria se dirigiu ao Governo como ladrão e que os policiais eram “uns merdas, pau mandado se apreendesse o veículo”. Ainda segundo o documento, o homem teria sido avisado que poderia ser preso caso continuasse a desacatar os policiais e teria afirmado que “não estava nem aí e que não tinha homem para tirá-lo dali”.

Diante dos fatos relatados no boletim o homem recebeu voz de prisão. Ele teria resistido com socos, chutes e ponta pés, sendo necessário uso da força com utilização de cassetete e algemas, neste momento o óculos dele teria quebrado e ferido seu rosto causando um corte e sangramento. No caminho à Delegacia ele teria ameaçado os policiais afirmando que eles “não sabiam com quem estavam mexendo e que depois que saísse acertaria as contas com cada um”. Já o veículo foi guinchado ao pátio do Detran.

Na manhã desta terça-feira (03), a reportagem do iFato conversou com o Comandante da Polícia Militar de Itaporã, tenente Ronilton Robson Diniz, que esclareceu algumas questões, “como o vídeo (assista abaixo) em questão não mostra toda a ocorrência, conversei com os policiais envolvidos que me relataram como foi a ocorrência [citada no B.O. e transcrita nos parágrafos acima]. Partimos do pressuposto de que o relatado por um funcionário público no exercício de sua função é verdade desde que prove-se o contrário e por enquanto não existe outra versão do caso. Se a outra parte envolvida desejar, pode registrar uma denúncia com sua versão aqui no pelotão que será encaminhada ao batalhão em Dourados, para que seja feita a averiguação dos fatos, se constatada a irregularidade tomaremos as atitudes cabíveis”.

Veja abaixo, vídeo do fato em que o iFato teve acesso.

 

Fonte: iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.