Azambuja manda ofício a Dilma alertando sobre estrangeiros em área de conflito

31/08/2015 21:22 Política
Reinaldo Azambuja durante visita em Itaporã.. Aislan Nonato/iFato
Reinaldo Azambuja durante visita em Itaporã.. Aislan Nonato/iFato

Em ofício enviado à presidente Dilma Rousseff (PT), nessa segunda-feira (31), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) solicita com urgência a presença de tropas das Forças Armadas nas cidades de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista e Ponta Porã para o restabelecimento da ordem pública nas regiões de conflitos indígenas.

“Diversas propriedades rurais foram invadidas por indígenas (…) em resposta às invasões, os proprietários se uniram para a retomada das propriedades, o que já ocasionou confrontos e morte de conflitantes. Já foram retomadas duas propriedades rurais no município de Antônio João e, neste momento, organizam-se para a retomada de outras áreas; por outro lado, centenas de indígenas se agrupam para a defesa das áreas invadidas”, diz o documento.

Para justificar a solicitação, o governador revela que a presença do efetivo da Polícia Militar estadual, com apoio dos órgãos de segurança do Ministério da Justiça, é insuficiente para a garantia da lei e da ordem nas cidades por causa da grande quantidade de indígenas, proprietários rurais e funcionários nas regiões.

Outra questão levantada no ofício é a existência de denúncias da entrada de índios estrangeiros no Brasil por meio da fronteira de Mato Grosso do Sul e a possível participação deles na ocupação das propriedades rurais também é citada no documento.

“A iminência de outros conflitos, aliados à imensa quantidade de indígenas e proprietários armados para o confronto, bem como a insuficiência de efetivo para a resolução de confrontos dessa magnitude fundamentam a referida solicitação”.

Por fim, o documento pede que as tropas fiquem nas cidades pelo período mínimo necessário para o restabelecimento da paz.

Até o momento, um indígena morreu nos confrontos da região de Aral Moreira.

 

Fonte: Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.