Juíza cassa registro de candidatura de prefeito que disputou e perdeu reeleição

25/10/2016 16:12 Política
Júnior Vasconcelos ao lado da vice Cida Santos - Foto: Ribero Júnior/SiligaNews
Júnior Vasconcelos ao lado da vice Cida Santos - Foto: Ribero Júnior/SiligaNews

Foi divulgada na tarde desta terça-feira (25) pela Juíza da 4ª Zona Eleitoral de Fátima do Sul, a sentença que determinou a cassação do registro da candidatura do atual prefeito municipal de Fátima do Sul, Júnior Vasconcelos, que concorreu às eleições deste ano, tendo como vice em sua chapa a atual vereadora Maria Aparecida dos Santos.

De acordo com a sentença, o prefeito, teria abusado do seu poder político ao realizar a entrega dos contratos relativos as 300 casas financiadas pelo programa social Minha Casa Minha Vida em evento realizado no Centro de Convivência do Idoso no mês de agosto de 2016.

Para a Juíza, a cerimônia de entrega dos contratos, assinados no ano de 2014, corresponde à entrega de obra pública, o que é vedado nos três meses que antecedem o pleito eleitoral.

Apesar de a sentença não atingir o atual mandato de Júnior Vasconcelos, e não ter ele obtido sucesso nas últimas eleições, as advogadas da coligação "Respeitando Nossa Gente" informaram que irão recorrer da decisão para garantir a possibilidade de sua candidatura nas próximas eleições, que poderão ocorrer no prazo de 90 dias, caso o registro da candidatura da prefeita eleita Ilda Machado também venha a ser cassado.

Ilda, eleita no último dia 02 de Outubro é acusada de captação ilícita de sufrágio (compra de votos), no caso que ficou conhecido como "Peito de Ouro". Segundo informações, na próxima semana deverá sair a decisão da Juíza, que na tarde de ontem, segunda-feira (24) ouviu a prefeita eleita e seu vice, Altair Albuquerque.

A defesa de Júnior Vasconcelos alega que o evento de entrega dos contratos não teve objetivo eleitoral, e que visou tão somente repassar aos destinatários os contratos que haviam sido enviados à Prefeitura Municipal pela CRF -- Comissão de Representantes dos Favelados, entidade responsável gerir o projeto.

A decisão da Juíza cabe recurso junto ao TRE - Tribunal Regional Eleitoral.

 

Fonte: SiligaNews

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.