Botulismo causou a morte de 1,1 mil bovinos em MS, dizem autoridades

11/08/2017 14:53 Rural
Imagem mostra o gado morto, que foi enterrado na própria fazenda (Foto: Rural News MS)
Imagem mostra o gado morto, que foi enterrado na própria fazenda (Foto: Rural News MS)

Nota técnica divulgada hoje (11) por autoridades estaduais, confirma que a doença botulismo foi a causa da morte de 1,1 mil bovinos em Ribas do Rio Pardo - distante 103 km de Campo Grande. Foram encontradas toxinas em amostras de rações recolhidas da fazenda Marca 7.

A nota é assinada pela Iagro ( Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) em conjunto com a SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura no Estado), e mostra que a mortalidade foi causada por infecção alimentar.

As autoridades afirmam que foi encontrada presença de toxinas botulínicas tipo C e D nas amostras da silagem de milho fornecida ao gado em confinamento, confirmando a suspeita inicial do setor de Patologia Veterinária da Universidade Federal de MS.

É ressaltado que a doença não é infecto-contagiosa, mas se trata de infecção alimentar. "O Clostridium botulinum, bactéria produtora da toxina, está normalmente presente no ambiente e depende de condições favoráveis para o seu desenvolvimento, tais como matéria orgânica, alta umidade e anaerobiose, o que pode ser evitado com boas práticas e cuidados na formulação, conservação e armazenamento dos alimentos a serem fornecidos aos animais".

A nota, também assinada pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) afirma que todos os elos envolvidos na cadeia produtiva têm o dever de notificar imediatamente toda e qualquer suspeita de doenças em animais de produção, para que sejam investigadas por órgãos competentes.

Fonte: Do Campo Grande News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.