Guia Clima é referência de informações agrometeorológicas sobre Dourados e Rio Brilhante

15/01/2016 00:50 Rural

O Guia Clima é o sistema de monitoramento agroclimático da Embrapa Agropecuária Oeste que apresenta suas informações por meio de base de dados na internet, atualizadas em tempo real, a cada 15 minutos e que pode ser acessada através do Portal da Unidade, tanto do computador quanto do celular (clique aqui). Atualmente, o Guia Clima, é consultado em média por mais de 100 visitantes por dia. Pessoas de todo Brasil e, inclusive, do exterior consultam o Guia Clima.

Além de informações atualizadas em tempo real e da maior base de dados históricos do clima de Dourados, desde 1979, os usuários também têm a opção de se cadastrar para receber Boletins Mensais, por e-mail, com informações sobre o que foi destaque no mês anterior, com análise de dados históricos comparativos, entre outras interessantes informações. Para fazer seu cadastro, clique aqui e preencha com suas informações.

Atualmente, o Guia Clima opera com duas estações meteorológicas situadas em Dourados e Rio Brilhante. No entanto, há previsão de instalação de uma nova estação em Ivinhema, no primeiro semestre de 2016. O usuário pode acessar em tempo real, em sua casa ou trabalho, por meio de computador ou celular, dados sobre as condições meteorológicas (temperatura, umidade do ar, etc.), informações (médias, normais, etc.) e alertas (baixa umidade do ar, ventos fortes, geadas, etc.).

Carlos Ricardo Fietz é o pesquisador responsável pelo Guia Clima. Ele esclarece que o site apresenta as estatísticas dos principais elementos meteorológicos de cada uma de suas estações, considerando períodos mensais e de dez dias (decendiais). "O sistema de monitoramento agrometeorológico Guia Clima é uma ferramenta que pode prestar serviços relevantes para o Mato Grosso do Sul. Através dessas informações os produtores podem monitorar as condições meteorológicas durante a safra e utilizar os dados para caracterizar a ocorrência de algum evento extremo ou ainda para o estabelecimento de alguma prática de manejo", disse Fietz.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento de Rio Brilhante, Natal José Marchioro, acompanha as informações meteorológicas  por meio do Guia Clima. Ele enfatiza que para os produtores rurais de Rio Brilhante os dados disponíveis são muito importantes e acrescenta "a parceria com a Embrapa Agropecuária Oeste tem viabilizado a coleta e a organização dos dados climáticos do município, essencialmente agrícola. Essas informações são fundamentais para o fortalecimento do agronegócio na região", disse ele.

Na Embrapa Agropecuária Oeste, assim como nas demais Unidades da Embrapa, as estações meteorológicas são utilizadas em agrometeorologia, que é a área da meteorologia que estuda a influência das condições atmosféricas nas plantas, ou seja, não são estações para previsão do tempo. A previsão do tempo é realizada por outras instituições, como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Centro de Previsão do tempo e Estudos Climáticos (CPETEC/INPE).

 

Contatos:
[email protected]
Telefone: (67) 3416-6884

 

Fonte: Christiane Congro Comas (Mtb-SC 00825/9 JP), da Em

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.