Caso de Febre Chikungunya é confirmado no município de Ivinhema

15/01/2017 00:06 Saúde

Segundo boletim epidemiológico divulgado na última quinta-feira, dia 12 de janeiro, pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS), o município de Ivinhema conta com um caso confirmado de Febre Chikungunya. Segundo o site Nova News, além do caso positivo para a doença, outras três ocorrências foram notificadas, sendo que, estes pacientes aguardam resultados de exames.

Além de Ivinhema, outras cidades de Mato Grosso do Sul contam com casos confirmados da febre, são elas: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Inocência, Jardim, Ladário, Naviraí e Três Lagoas. Em todo o Estado, o número de pessoas confirmadas com Febre Chikungunya é de 24 pacientes. Outros 129 casos aguardam resultados de exames para confirmação ou descarte.

Municípios da região como Angélica, Bataguassu e Nova Andradina chegaram a ter casos notificados, mas descartados após os procedimentos clínicos ou laboratoriais.

Sintomas
Os sintomas da doença são febre de início súbito maior que 38,5°C, dor intensa nas articulações de início agudo, acompanhada ou não de inchaço. Em alguns casos, as dores articulares permanecem por meses e até anos.

Em casos suspeitos, as recomendações são manter repouso, tomar muito líquido e procurar uma unidade de saúde.

A Febre Chikungunya é transmitida pelo mesmo mosquito da Dengue, portanto, manter os quintais limpos e acabar com possíveis criadouros do inseto são fundamentais.

 

Fonte: Por Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.