Cientistas criam colírio que substitui cirurgia de catarata

25/07/2015 02:22 Saúde

Cientistas americanos estão criando um novo colírio que vai substituir a necessidade de cirurgia de catarata.

Os pesquisadores encontraram uma substância com a capacidade de desembaçar o cristalino do olho, que tem a missão de trabalhar como uma lente – ele é substituído por outro artificial durante a operação de catarata convencional.

O novo colírio, composto “lanosterol”, deve chegar às farmácias em cinco anos.

A novidade foi testada em cães e coelhos idosos, e em apenas seis semanas melhorou consideravelmente a visão destes animais.

Cientistas americanos estão criando um novo colírio que vai substituir a necessidade de cirurgia de catarata. Novidade chega às farmácias dentro de 5 anos.

De acordo com os pesquisadores da Universidade da Califórnia, EUA, a novidade rompe proteínas que escurecem o cristalino dos olhos.

Os cientistas acreditam que o corpo produz o lanosterol naturalmente quando jovem, mas tal produção reduz durante o envelhecimento, o que faz com que a lente natural dos olhos fique mais ofuscada.

O colírio seria aplicado duas vezes ao dia para fazer a limpeza do cristalino dos olhos, e assim melhorar a visão.

Os primeiros testes em humanos devem ser feitos nos próximos dois anos.

 

Fonte: MedicalDaily

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.