Equipe fará exames em mosquitos em investigação sobre febre amarela

26/01/2017 01:14 Saúde
Macaco encontrado morto na zona rural de Aparecida do Taboado (Foto: Divulgação)
Macaco encontrado morto na zona rural de Aparecida do Taboado (Foto: Divulgação)

Uma equipe da SES (Secretaria de Estado de Saúde) está em Aparecida do Taboado – a 481 km de Campo Grande – para coletar mosquitos na região onde quatro macacos foram encontrados mortos. A suspeita é que os animais tinham febre amarela e, por isso, os técnicos do Serviço de Controle de Vetores foram enviados para auxiliar na investigação.

De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica da cidade, Eugênia Paiva, não foi possível coletar material para examinar os macacos por conta do avançado estado de decomposição. “Três deles já haviam sido enterrados numa fazenda”, explicou.

Os mosquitos capturados na cidade serão enviados ao Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará, para serem examinados.

A suspeita de que os animais tenham morrido de febre amarela acontece por causa da proximidade da região do bolsão com Estados onde já foram registrados casos da doença.

Nesta terça-feira (24), o Ministério da Saúde divulgou que há 438 casos suspeitos de febre amarela no país, sendo 89 mortes e 70 confirmados. Das 89 mortes, 40 foram confirmadas e 49 permanecem em investigação.

Os casos foram registrados em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Distrito Federal. Além disso, Mato Grosso do Sul está na área de risco para a doença, conforme o Ministério da Saúde.

Para a população, a orientação da SES é atualizar a carteirinha de vacinação. A vacina contra a febre amarela está disponível em postos de saúde de todo o Estado.

 

Fonte: Por Anahi Zurutuza, do Campo Grande News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.