França detecta primeiro caso de gripe aviária H5N8 em fazenda

02/12/2016 10:06 Saúde
França detecta primeiro caso de gripe aviária H5N8 em fazenda (Foto: Regis Duvignau/Reuters)
França detecta primeiro caso de gripe aviária H5N8 em fazenda (Foto: Regis Duvignau/Reuters)

A França detectou um caso da gripe aviária H5N8, que é altamente contagiosa, em um criadouro de patos no sudoeste do país, o primeiro surto do vírus em uma fazenda do país que é o maior criador de aves da União Europeia, disse o Ministério da Agricultura francês nesta sexta-feira (2).

O surto veio na esteira de um caso de H5N8 confirmado entre patos selvagens no norte francês nesta semana, e é o mais recente de uma série de surtos na Europa.

O vírus matou 2 mil pássaros de um bando de 5 mil em uma fazenda da região de Tarn, e as aves remanescentes serão segregadas, uma de várias medidas preventivas, informou o ministério.

Devido ao novo caso, a França não irá conseguir recuperar seu status internacional de país livre de gripe aviária altamente patogênica, condição que almejava recuperar no dia 3 de dezembro se mais nenhum caso tivesse sido registrado após o surto entre as aves selvagens.

A França, que tem o maior bando de aves domésticas da UE, está se recuperando de uma epidemia grave de gripe aviária ocorrida no sudoeste no começo deste ano, que freou a criação de patos e gansos na região produtora de foie gras e levou parceiros comerciais a imporem restrições de importação.

Mas os padrões internacionais de saúde animal devem permitir que a França continue a exportar após o novo surto, disse o ministério, referindo-se à prática de restringir exportações de áreas afetadas específicas ao invés do país como um todo.

 

Fonte: Reuters

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.