Pela 2ª vez na semana, MS "exporta" órgãos para salvar vidas pelo país

27/12/2017 14:24 Saúde
Equipe médica de Brasília deixando Santa Casa com coração coletado em cirurgia. Foto: Campo Grande News
Equipe médica de Brasília deixando Santa Casa com coração coletado em cirurgia. Foto: Campo Grande News

A Santa Casa de Campo Grande realizou, na manhã desta quarta-feira (27), a segunda captação de órgãos do Estado em menos de 48 horas. Fígado, rins, coração e córneas foram coletados após autorização da família de um paciente de 18 anos, diagnosticado com morte encefálica, na madrugada de hoje.

O procedimento cirúrgico contou com médicos locais, de Brasília e do estado de São Paulo. A assessoria do hospital não identificou o paciente e ainda não sabe dizer o que provocou a morte encefálica do jovem.

Um dos órgãos captados, o coração, foi escoltado pelo Corpo de Bombeiros até o Aeroporto Internacional de Campo Grande, de onde seguiu junto com a equipe médica para o Distrito Federal em um voo fretado, que saiu às 9h.

Fígado e um dos rins devem sair da Santa Casa rumo à São Paulo ainda nessa manhã. Já as córneas coletadas ficarão no banco de olhos do hospital, enquanto o outro rim deve ser transplantado em um paciente da Capital, na tarde de hoje. Com o procedimento dessa manhã, o hospital contabiliza 35 captações e 18 transplantes, só em 2017.

HU - Equipes médicas do Hospital Universitário Maria Pedrossian, em Campo Grande, realizaram o primeiro procedimento cirúrgico de captação de órgãos dos 46 anos hospital, na tarde da última segunda-feira (25), feriado de Natal. O doador, um paciente foi 36 anos, também foi diagnosticado com morte encefálica.

Na ocasião, foram coletados dois rins, que foram levados para Pernambuco e Rio Grande do Sul, além de duas córneas, que permaneceram no banco de olhos da Santa Casa da Capital. A autorização para o procedimento partiu da família de João Paulo Lemes de Lima, 36 anos, que morreu com problemas respiratórios. Ele era casado, morava no Portal Caiobá e tinha dois filhos.

Fonte: Do Campo Grande News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.