Aplicativos gratuitos acrescentam o nono dígito automaticamente

27/05/2016 02:41 Tecnologia e Ciência

A partir do dia 29 de maio, todos os telefones móveis com DDDs de 61 a 69 (estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Distrito Federal, Goias e Tocantins) passarão a incluir o dígito 9 antes dos oito números da linha. Para facilitar a atualização nos smartphones, alguns apps desenvolveram funcionalidades que ajudam os usuários na inclusão automática do nono dígito em toda a agenda de contatos do aparelho.

Curta o iFato no Facebook

Confira algumas opções de apps criados de forma independente, sem qualquer vínculo com as operadoras:

Mobobox
Disponível nos sistemas iOS eAndroid, o app criado pela Mobocity - empresa inovadora que cria soluções para o mercado de telecomunicação destinadas ao público de massa - possibilita a inclusão do nono dígito de forma automática em toda a agenda de contatos do smartphone. Para isso, o usuário ao abrir o app deve clicar na função “atualizar agenda”, presente no menu configurações, para solicitar a mudança.

Outra função existente no Mobobox é possibilidade de consultar a operadora de qualquer telefone celular ou fixo existente no Brasil. Com layout simples e intuitivo, o aplicativo oferece maior rapidez no momento da checagem em relação aos concorrentes, pois conta com a vantagem de não possuir nenhum tipo de anúncio publicitário.

Nono dígito
Disponível para Android e iOS e desenvolvido pela Mobile2you, uma mobile house desenvolvedora de aplicativos, o intuitivo aplicativo é simples e evita que as informações sejam duplicadas. Basta clicar no botão “atualizar contatos” no centro da tela, sendo possível desmarcar a opção para aqueles números não possuam o determinado DDD.

Além destas funcionalidades, o algoritmo reconhece registros internacionais, com operadoras (XX+DDD), chamadas registradas para ligações a cobrar e envia notificações sobre as datas em que começam a vigorar o nono dígito nas novas cidades. Já na versão paga, o usuário pode realizar um backup interno de seus contatos garantindo que não haverá perda dos números, em caso de qualquer problema.

BR9
Exclusivo especialmente aos usuários do Windows Phone, o BR9 realiza praticamente as mesmas funções que os apps anteriores. Clicando no botão +9 o aplicativo irá automaticamente atualizar todos os números que tenham necessidade do acréscimo do nono dígito. Para que isso ocorra, é preciso que todos os contatos da agenda estejam registrados com o DDD.

 

Fonte: Endeavor.org

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.