23/06/2017 23h40

Como baixar vídeos do Facebook sem precisar instalar programas

O Facebook passou a reproduzir vídeos usando a tecnologia HTML5. Com isso, além de dispensar o uso do plugin Flash Player no navegador, o usuário pode salvar os vídeos em poucos cliques, sem precisar de nenhum aplicativo extra. O truque é simples e não há mistérios. Mas a opção fica “escondida” na versão mobile do website.

Veja como baixar um vídeo do Facebook sem precisar instalar nenhum aplicativo ou extensões no Chrome. Se você usa outro navegador, não se preocupe: o procedimento é idêntico ou muito parecido.

Passo 1: Acesse o link direto para o vídeo que você deseja baixar. Para isso, clique sobre a data em que o vídeo foi postado ou com o botão direito sobre ela e copie o link;


Copie a URL direta para o vídeo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Passo 2: Clique sobre a barra de endereços do navegador para editar a URL. Troque o "http://www" por "m", conforme a imagem e pressione Enter;


Carregue a versão mobile da página (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Passo 3: Por fim, dê play no vídeo, clique com o botão direito do mouse sobre ele e vá em “Salvar vídeo como…” – a opção pode ter outro nome dependendo do navegador que você está usando.


Salvando vídeo do Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Pronto! O vídeo será salvo em seu computador (em formato MP4). Caso não consiga executá-lo, verifique se você possui os codecs necessários. Saiba como instalar o K-Lite Codec Pack.

Por Helito Bijora, para o TechTudo

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.