Fique esperto: dicas para você não cair em golpes no Whatsapp

27/06/2016 15:52 Tecnologia e Ciência

Mais de 100 milhões de brasileiros usam o WhatsApp diariamente; no mundo, o número de usuários já ultrapassa um bilhão de pessoas. A popularização do aplicativo, claro, chamou a atenção do cybercrime. O WhatsApp se tornou um dos apps mais visados.

Curta o IFato no Facebook

Os golpes, em sua maioria, vêm em forma de cupons de desconto, promoções ou até ofertas de uma versão especial do aplicativo; iscas falsas para pescar o usuário mais desatento.

Para quem ainda não conhece o termo, “phishing” é um tipo de fraude eletrônica em que o criminoso cria uma página que tenta se passar por uma empresa confiável para roubar os dados do usuário. Ocorre de várias maneiras: por e-mail, SMS, em sites maliciosos e, agora, até por WhatsApp.

O sucesso dos ataques via WhatsApp vem frustrando muita gente. E de várias maneiras: desde um roubo de informações pessoais até como sequestro do dispositivo exigindo um pagamento para a liberação da senha que destrava o aparelho.

Para não cair em um golpe desses, é preciso estar esperto. No mundo da tecnologia, para se manter seguro, a primeira dica é ser cada vez menos ingênuo e desconfiar cada vez mais de mensagens suspeitas com prêmios como carros, dinheiro e até desconto em lojas.

Outra atitude bastante legal se você conseguir identificar um golpe é alertar imediatamente seus contatos e grupos no WhatsApp. Assim como um ataque se dissemina rapidamente, um alerta pode fazer a diferença para muita gente desligada. Outro conselho é instalar uma solução de segurança no seu smartphone. A maioria desses apps é capaz de identificar links suspeitos e até bloquear a abertura de páginas maliciosas no seu dispositivo.

 

Fonte: Olhar Digital

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.