WhatsApp fica fora do ar para alguns usuários e atrasa entrega de mensagens

25/05/2014 17:34 Tecnologia e Ciência
Logo do Whatsapp.
Logo do Whatsapp.

Usuários do WhatsApp Messenger, popular mensageiro recém-comprado pelo Facebook, reclamam que o aplicativo ficou fora do ar ou, no seu melhor desempenho, atrasou o envio de mensagens. No Twitter, a reclamação de usuários brasileiros é frequente, e sites de outras partes do mundo também comentam sobre rumores de uma nova pane nos servidores do serviço de mensagens para grupos e conversas.

Nos testes feitos pelo TechTudo durante a tarde deste domingo (25), o WhatsApp voltou apresentar a mensagem de status "o serviço está operando normalmente" somente por volta das 18h.
Na semana passada, o aplicativo foi retirado da loja do Windows Phone, gerando boatos em redes sociais e até venda de aparelhos com o mensageiro já instalado por preços exorbitantes. Porém, segundo a equipe responsável pelo WhatsApp, o app foi retirado por questões técnicas e voltará.

Mensagens alertam que WhatsApp está fora do ar para usuários do Brasil, em portguês (Foto: Reprodução/WhatsAoo)

 

Ao testar a ferramenta de status do sistema, o WhatsApp informava que "o serviço está com problemas no momento". Ainda de acordo com os desenvolvedores do aplicativo, a equipe está "trabalhando para resolvê-lo e espera restaurá-lo em breve". Como sempre, há um pedido de desculpas pelo inconveniente.

O serviço se mostrou instável, com momentos sem funcionar e outros enviando e recebendo mensagens de forma tardia, no iOS (iPhone), no Android e também no Windows Phone. No Twitter, usuários brasileiros reclamaram da situação durante a tarde deste domingo, com início dos tuítes em maior volume às 15h.

 

Histórico de quedas

O popular site Android Central também relata reclamações de usuários do WhatsApp na versão em inglês, levantando a hipótese de que o problema seja global. A conta de Twitter @WA_Status, indicada pelo WhatsApp como meio de comunicação oficial na web sobre o status do serviço, não apresenta nenhum tuíte sobre a instabilidade da tarde deste domingo (25). Os tuítes da conta, porém, são todos referentes a problemas de acesso, que já se tornaram frequentes em diferentes plataformas móveis.

A última mensagem no microblog se refere à queda do dia 22 de fevereiro, que durou mais de 4 horas e tirou o serviço totalmente do ar, em uma tarde de sábado. Na ocasião, o fundador do app, Jan Koum, divulgou um pedido de desculpas pelo tempo de inatividade. Segundo o desenvolvedor, o culpado pelo desastre no sistema foi um roteador que apresentou defeito.

Em abril, o serviço voltou a causar revolta nos usuários que usaram as redes rivais para reclamar. Em especial, no dia 2 de abril, quando o WhatsApp bateu recorde com 64 bilhões de mensagens trocadas nas últimas 24 horas, as críticas foram ainda mais severas sobre sobrecarga nos servidores.

No Twitter, usuários brasileiros reclamam do WhatsApp fora do ar (Foto: Reprodução/Twitter)

 

Atualmente, o WhatsApp serve a mais de 500 mil usuários, e segue aumentando esse número. O meio bilhão de pessoas em todo o mundo, crescimento rápido puxado por países como Brasil, Índia, México e Rússia, resulta no compartilhamento de mais de 700 milhões de fotos e 100 milhões de vídeos diários.

Fonte: Techtudo

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.