Após 10 meses em reforma, Catedral reinaugura no dia 13 de junho

05/06/2015 14:19 Variedades
A obra está na fase final e ficará pronta para a reinauguração no dia 13 de junho.. Joandra Alves/Dourados News
A obra está na fase final e ficará pronta para a reinauguração no dia 13 de junho.. Joandra Alves/Dourados News

Após 10 meses fechada para reforma a Catedral Imaculada Conceição, localizada na praça Antônio João, volta com as celebrações no dia 13 de junho, as 18h30. O ato cívico que será realizado de frente ao prédio contará com a presença de diversas autoridades, dentre elas o Don Giovanni De’Aill, núncio pároco (representante do papa no Brasil). A obra está em fase de acabamento e estará pronta para a reinauguração.

As informações são do padre Crispim Guimaraes, pároco da catedral, na manhã desta sexta-feira (05), para o Dourados News.

“A inauguração terá a apresentação da banda do Exército, vamos montar um telão também. A data abre os festejos aos 80 anos da paróquia, apesar de o dia correto se em 03 de outubro, vamos iniciar a comemoração meses antes, com diversas atividades até lá”, explicou.

Na solenidade haverá também momentos 'surpresas' e em seguida acontece uma missa ministrada por Don Giovanni, que marca o retorno das celebrações no local.

O padre disse ainda que há 14 anos o local não recebia reforma e toda a estrutura foi melhorada, desde a parte elétrica, portas, vidraças, teto e piso entre outros.

A catedral foi construída no início de 1960 e passou por alguns ajustes durante este período, porém com o tempo veio a necessidade de um trabalho mais complexo. Segundo ele, com a mudança a igreja poderá ficar até 30 anos sem uma nova reforma.

“O termino da obra foi antes do esperado, pois até o piso que foi trocado estará pronto na data, e isso nos alegra. Com a reforma agora é mais manutenção do local”, contou Crispim.

Durante o período em que esteve fechada, às celebrações ocorreram no salão ao lado da Catedral, que tem o mesmo espaço com capacidade para receber até mil pessoas. A obra foi orçada em torno de R$ 1 milhão.

Dentre a comemoração da reinauguração e também dos 80 anos da paróquia, será realizado no dia 12 de junho o 3º Pedal Cristo, a partir das 14h, onde os fieis seguirão de bicicleta pela avenida Marcelino Pires até o Supermercado Extra, retornando ainda pela avenida até a paróquia São José e depois para a catedral.

“O Pedal Cristo faz parte das comemorações assim como também tem o intuito de manifestação de fé e o incentivo em usar a bicicleta. No ano passado reunimos aproximadamente 650 ciclistas, espero que neste ano supere esse número”, disse o pároco.

 

Fonte: Joandra Alves, do Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.